Notícia
Bouygues leva Drahi a reunir-se com governo francês
A proposta de compra da Bouygues pela Altice gerou alguns dúvidas sobre uma possível concentração do mercado francês da parte do ministro da economia e sobre futuros despedimentos do lado dos sindicatos.
O fundador e líder da dona da PT Portugal, Patrick Drahi, vai reunir-se esta terça-feira, 23 de Junho, com o ministro da economia francês Emmanuel Macon, avançou a Bloomberg. O encontro acontece depois do governante ter reagido de forma negativa ao anúncio da proposta de compra da operadora Bouygues Telecom pela Altice: "Digo e repito que a consolidação não é hoje desejável para o sector [das telecomunicações]".
A proposta será realizada através da companhia Numericable-SFR, controlada pela Altice, e ronda os 10 mil milhões de euros.
Caso o negócio se concretize, o número de operadoras móveis naquele país é reduzido de quatro para três e o novo grupo combinado (Numericable-SFR e Bouygues) superará a Orange – a grande rival da Altice – em termos de assinantes.
Face a este panorama, o ministro da economia francês considerou ainda que esta oferta não aparece na altura certa, defendendo que as prioridades devem ser "o emprego, o investimento e o fornecimento dos melhores serviços possíveis aos clientes".
O representante de um sindicato do sector (CFDT) também manifestou algumas preocupações caso a operação avance, nomeadamente com a possível perda de 3 mil postos de trabalho, alertou Azzam Ahdab, representante do CFDT a uma televisão francesa .
Os responsáveis da Altice e da Bouygues também deverão reunir-se esta terça-feira para discutir mais pormenores da venda, que terá ainda que passar pelo crivo dos reguladores franceses.