Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Estado já pagou coima de 3 milhões de euros pelo serviço universal

O Estado tentou estabelecer um acordo até ao fim, para não pagar esta coima, mas Bruxelas não cedeu. Esta coima não tem possibilidade de recurso.

Miguel Baltazar/Negócios
08 de Setembro de 2014 às 15:01
  • 5
  • ...

O Estado já pagou a coima de 3 milhões de euros, pelo facto de ter adjudicado o serviço universal à Portugal Telecom sem concurso público, garantiu Sérgio Monteiro, secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, num encontro com jornalistas.

 

"É uma situação resolvida. A componente fixa que o Estado estava obrigado já pagou", disse Sérgio Monteiro, que recordou que "a componente variável não terá que ser paga porque o Estado já cumpriu o acordão e já tem um novo prestador de serviço do serviço universal".

 

A coima aplicada, a 25 de Junho, pelo Tribunal Europeu de três milhões de euros por Portugal ter adjudicado à PT, em 1995, o serviço universal sem concurso público não podia ser alvo de recurso.

 

Contudo, Sérgio Monteiro sempre disse que iria tentar interceder junto de Bruxelas para reverter o processo.

 

"Na medida do possível procuraremos que a multa possa não ser aplicada", garantiu num encontro com jornalistas, na época, garantindo haver diálogo, para esse efeito, com a Comissão Europeia.

 

Quando se soube da coima, Sérgio Monteiro disse acreditar que para a redução do valor da coima diária face ao pedido por Bruxelas "terá pesado o histórico irrepreensível de Portugal nos últimos três anos". O secretário de Estado afastou, por outro lado, responsabilidades deste Governo no processo. Mas admite que afecta a reputação do País.

Ver comentários
Saber mais serviço universal Estado Portugal Telecom Sérgio Monteiro PT Bruxelas Comissão Europeia Tribunal Europeu
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio