Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas continua a avaliar aplicação do serviço universal antes de tomar decisão sobre infracção

A Comissão Europeia, no relatório relativo à 10ª avaliação, sublinha que continuará a avaliar a aplicação do serviço universal.

Torre de telecomunicações da BT Group, em Londres
Bloomberg
20 de Fevereiro de 2014 às 13:45
  • ...

“A Comissão Europeia ainda está a avaliar se os progressos alcançados, nomeadamente através dos concursos públicos para a prestação do serviço universal, satisfaz a obrigação do Governo português no âmbito do direito da UE, antes de uma decisão final sobre existe ou não violação da legislação da UE”, pode ler-se no relatório.

 

Bruxelas tinha pedido ao Tribunal europeu que aplicasse uma coima pesada a Portugal por não ter cumprido a sentença de abrir concurso para escolher o fornecedor do serviço universal das telecomunicações. 

 

No primeiro pedido Bruxelas solicitava ao Tribunal europeu que aplicasse uma multa de 7.571 euros por dia entre o primeiro acórdão e esse pedido, estando em causa um período de 531 dias (estabelecendo a multa total em quase quatro milhões de euros), em Janeiro de 2013 a Comissão Europeia  pedia um montante fixo diário de 5.277 euros a pagar pelo período que decorreu entre a decisão de 2010 e a eventual segunda decisão do Tribunal. A multa em mais de 2,2 mil euros por cada dia.  

 

Em Julho do ano passado, o Governo aprovou a proposta da Optimus e da Zon no sentido se serem as novas responsáveis pela prestação do serviço universal de telecomunicações. Em conselho de ministros foi validada a revogação do contrato de concessão do serviço público de telecomunicações com a PT.

 

Portugal foi condenado, em 2010, pelo Tribunal de Justiça europeu por não ter respeitado as regras europeias na escolha do fornecedor do serviço universal de telecomunicações.

Ver comentários
Saber mais Comissão Europeia troika telecomunicações ajuda externa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio