Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Obama quer tecnológicas a partilhar ameaças de cibersegurança de forma voluntária

O sector está reticente quanto à partilha de informações, sobretudo depois do caso Snowden. Obama propõe uma medida voluntária que não resolve a principal preocupação: a protecção legal em caso de processos.

Bloomberg
13 de Fevereiro de 2015 às 12:38
  • ...

O presidente Barack Obama vai apresentar esta sexta-feira, 13 de Fevereiro, uma nova medida para incentivar as empresas a partilhar, de forma voluntária, mais informação sobre ameaças de cibersegurança.

 

Depois do mais recente caso de ataque à Sony, o executivo norte-americano quer tornar menos burocráticos os fluxos de informação entre as empresas e o Governo, bem como entre as próprias companhias. O objectivo é permitir que o Departamento de Segurança Interna do país possa melhorar a sua acção face a novas ameaças.

 

A medida vai ser apresentada durante uma conferência na Universidade de Stanford. O evento não irá contar com os líderes do Facebook, Yahoo e Google, que se farão representar por especialistas na área. A Apple deverá levar ao local o CEO Tim Cooks, avançam as agências internacionais.

 

Ainda assim, esta proposta de Barack Obama não vai resolver o principal receio das tecnológicas: o serem processados por clientes por partilharem dados confidenciais. O envio de informações de cibersegurança ao Estado é vista com cautelas, sobretudo depois das revelações sobre a NSA (Agência Nacional de Segurança) feitas pelo ex-consultor Edward Snowden em 2013.

 

O Congresso tem debatido vários projectos de lei nos últimos anos no que respeita à protecção da responsabilidade das empresas neste caso. Até ao momento, nenhuma dessas propostas foi aprovada.

Ver comentários
Saber mais Barack Obama Sony Governo Departamento de Segurança Interna Universidade de Stanford Facebook Yahoo Google Apple Tim Cooks NSA Agência Nacional de Segurança Edward Snowden Congresso economia negócios e finanças tecnologias de informação segurança artes cultura e entretenimento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio