Notícia
Dona do Facebook avança com nova ronda de despedimentos esta semana
Nova ronda deverá avançar já esta semana e estar concluída na próxima. Estão em causa milhares de postos de trabalho, segundo revelou fonte conhecedora do tema à Bloomberg.
A dona do Facebook e do Instagram, a Meta, prepara-se para voltar a reduzir a força de trabalho, avança a Bloomberg. Os despedimentos – que deverão atingir milhares de trabalhadores – serão levados a cabo ainda esta semana, segundo revelaram fontes conhecedoras do tema.
A direção da Meta já terá pedido uma lista com o nome de trabalhadores que podem ser dispensados, acrescentou a mesma fonte.
Na altura, Mark Zuckerberg, CEO da empresa, apontou que estes eram "passos adicionais para que a companhia se tornasse mais eficiente, cortando despesas e mantendo o congelamento nas contratações ao longo do primeiro trimestre de 2023".
O processo desta fase de despedimentos deverá estar finalizado na próxima semana, uma vez que a ideia será concluir o plano antes de Zuckerberg entrar em licença de paternidade. Algo que, segundo a mesma fonte, está iminente.
Se os despedimentos de novembro chocaram pela surpresa, esta ronda já era antecipada, com o The Washington Post a levantar o véu já em meados de fevereiro.
O ambiente na sede da empresa, na Califórnia, é de ansiedade e incerteza, com alguns trabalhadores preocupados com a possibilidade de não receberem os habituais prémios, cuja distribuição está prevista este mês, se forem despedidos antes, adianta a mesma fonte.
Os despedimentos em massa nas gigantes tecnológicas têm vindo a ser uma realidade desde o final do ano passado, com empresas como a Amazon e a Alphabet entre as que anunciaram o corte de milhares de postos de trabalho.