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Josefinas já estão no Texas e não querem ficar só por lá
A arquitecta Filipa Júlio idealizou a marca Josefinas e já deu os primeiros passos nos Estados Unidos. O futuro é a internacionalização das sabrinas.
Criar uma sabrina diferente e de qualidade era o sonho de Filipa Júlio. A arquitecta do Porto não queria deixar este projecto na gaveta e fez-se ao caminho, não ficando de braços cruzados. Passados quase dois anos desde a primeira ideia, a marca Josefinas está a afirmar-se em Portugal e garantiu a primeira encomenda para o Texas, nos EUA.
Filipa Júlio sabe que as Josefinas não são baratas (85 euros), mas também defende que esse é um preço justo "para ter um sapato de qualidade feito em Portugal". A fundadora da Josefinas sublinha que continua a trabalhar a todo o ritmo: "vamos lançar a nova colecção Primavera-Verão e conseguimos contratar uma pessoa", contou ao Negócios Filipa Júlio.
Com um investimento de 30 mil euros, as primeiras Josefinas surgiram em sete cores, com o apoio de um mestre sapateiro. Em 2014, a marca já deverá produzir 3.000 pares.
Sem loja física, a Internet e as redes sociais têm sido os principais instrumentos para a expansão da marca. A fundadora das Josefinas relata que "as bloguers de moda e mais recentemente o Instagram têm sido muito importantes". E mesmo com a crise em Portugal, o mercado nacional tem recebido muito bem as Josefinas.
Prevendo uma facturação que rondará os 300 mil euros em 2014, Filipa Júlio diz que continua a gostar de ser arquitecta e que não pretende abandonar sua profissão. Contudo, isso não é impeditivo de levar as Josefinas mais longe. "Fomos a uma feira em Dusseldorf e estamos a ter contactos, o foco é a internacionalização", reitera.