Notícia
Soundcloud dá músicas ao mundo da música
Foi pensada para ser utilizada por profissionais da música, mas a comunidade foi aumentando e por minuto os utilizadores publicam mais de 12 horas de música.
"Para criar uma comunidade é preciso ter um bom produto", diz David Noel, evangelist da Soundcloud, de visita a Portugal. A plataforma de música começou timidamente, em 2007, na Alemanha. E hoje músicos como Hans Zimmer, compositor das bandas sonoras do "Último Samurai" ou do "Gladiador" já a utilizam para encontrar outros músicos. "Construir uma comunidade é como construir um parque de diversões, as pessoas têm que se divertir", sublinha Noel.
A Soundcloud é uma plataforma que permite partilhar músicas, gravar, promover e partilhar sons originais na Internet. Quando arrancaram há sete anos, o objectivo era serem mais eficazes do que, na altura, o MySpace e em 2009 já contavam com 160 mil membros. Quatro anos depois já chegaram aos 200 milhões. E a revista "Rolling Stone" já considerou a SoundCloud como uma das invenções que mudou o panorama musical.
"Nós podemo-nos ligar às pessoas de forma inesperada", acrescentou David Noel, que esteve em Portugal, a propósito da conferência Go Youth. Os responsáveis da SoundCloud querem-se distanciar do famoso Spotify. "Nós juntamos as várias partes do ecossistema da música: desde os produtores, aos investidores, aos artistas, somos a rádio do futuro", disse o co-fundador da plataforma, o sueco Eric Wahlforss (o outro co-fundador foi o também sueco Alexander Ljung), em entrevista à "Venture Village".