Notícia
Candidaturas para a iniciativa FAZ da Cotec e Gulbenkian abertas
As candidaturas para a iniciativa FAZ promovido pela Cotec e pela Fundação Calouste Gulbenkian arrancam esta terça-feira e prolongam-se até 29 de Fevereiro.
As candidaturas para o prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa e para o Concurso Ideias de Origem Portuguesa, que formam a iniciativa FAZ, arrancaram esta terça-feira, 17 de Novembro, e prolongam-se até ao próximo dia 29 de Fevereiro de 2016.
O comunicado enviado às redacções esclarece que esta iniciativa, promovida pela Cotec e pela Fundação Calouste Gulbenkian, resulta "da convicção de ambas as entidades na importância inequívoca da diáspora portuguesa".
O prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa visa "distinguir e divulgar publicamente cidadãos portugueses que se tenham destacado pelo seu papel empreendedor e inovador" em termos empresariais assim como em termos sociais ou culturais "no contexto das respectivas sociedades de acolhimento, onde se encontrem há mais de cinco anos".
Este ano, José Neves, CEO e fundador da Farfetch (na foto)foi o vencedor Prémio diáspora da COTEC. José Neves tem 40 anos e há sete fundou a Farfetch, uma plataforma online de comercializa artigos de luxo das principais boutiques mundiais. A Farfetch é uma start-up luso-britânica e em Março foi avaliada em mil milhões de dólares, o que lhe garantiu a entrada para o "clube" das start-ups "unicórnio" (conceito aplicado a start-ups que têm uma avaliação de mil milhões de dólares). É a primeira portuguesa a integrar este "clube".
O FAZ - Ideias de Origem Portuguesa é para projectos de empreendedorismo social "que façam a diferença nas áreas do ambiente e sustentabilidade, do diálogo intercultural, do envelhecimento e da inclusão social".
Na edição de 2015, o projecto Rio Frio | Território criativo arrecadou o primeiro prémio, no valor de 25 mil euros.