Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Líder da Farfetch vence Prémio Diáspora da COTEC

José Neves, fundador e CEO da Farfetch, recebeu esta quinta-feira o prémio diáspora da COTEC. A Farfetch é uma plataforma online que vende produtos de boutiques de moda de luxo e recentemente foi avaliada em mil milhões de dólares.

Ricardo Meireles/ Sabado
11 de Junho de 2015 às 18:21
  • ...

O CEO e fundador da Farfetch, José Neves, recebeu esta quinta-feira, 11 de Junho, o prémio diáspora da COTEC, pelas mãos do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. José Neves tem 40 anos e há sete fundou a Farfetch, uma plataforma online de comercializa artigos de luxo das principais boutiques mundiais. A Farfetch é uma start-up "luso-britânica" e em Março foi avaliada em mil milhões de dólares, o que lhe garantiu a entrada para o "clube" das start-ups "unicórnio"(conceito aplicado a start-ups que têm uma avaliação de mil milhões de dólares). É a primeira portuguesa a integrar este "clube".

Formado em Economia pela Universidade do Porto, o espírito empreendedor de José Neves desde cedo deu sinais. A sua primeira empresa, na área da tecnologia, foi lançada quando tinha 19 anos e ainda estudava. Em 1996, lança a Swear, uma empresa de calçado. E em 2007 surgiu a ideia de lançar a Farfetch.

Recentemente, ao Negócios, José Neves apontou que que "provar o conceito fora do país é essencial para as start-ups portuguesas captarem a atenção dos investidores internacionais".

Prémios Ideias de Origem Portuguesa

Esta tarde foram também entregues os prémios Ideias de Origem Portuguesa. O projecto Rio Frio | Território criativo arrecadou o primeiro prémio, no valor de 25 mil euros. O comunicado enviado às redacções detalha que este projecto "pretende aproveitar os recursos abandonados ou pouco explorados, neste caso o pastoreio em 400 hectares de terrenos baldios, e instalar um rebanho colectivo (200 cabras autóctones da raça serrana e bravia) em que os habitantes da freguesia e a diáspora são convidados a adoptar um animal".

Em segundo lugar ficou a Teia (que recebeu um prémio monetário de 15 mil euros). Este projecto é um mercado "online que quer juntar empreendedores portugueses que pretendam internacionalizar os seus negócios, recorrendo para tal a emigrantes portugueses estabelecidos profissionalmente no estrangeiro".

No último lugar do pódio, ficou uma Web Radio para Crianças, que recebeu 10 mil euros. "Este projecto consiste numa rádio online para crianças falada em português Os temas, notícias a música e os conteúdos serão direccionados para crianças mas serão igualmente uma ferramenta para os pais, educadores e outras pessoas que trabalhem com este público. Esta rádio tem como público-alvo crianças e famílias portuguesas e/ou luso-descendentes, residentes em qualquer parte do mundo".

Ver comentários
Saber mais José Neves COTEC Presidente da República Aníbal Cavaco Silva Economia Economia Farfetch
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio