Notícia
Caixa Capital junta-se à Deutsche Börse Venture Network
A Caixa Capital junta-se Deutsche Börse Venture Network. Stephan Morais diz que a integração nesta rede “reforça a estratégia” da instituição de proporcionar exposição das empresas aos fundos de capital de risco internacionais.
A Caixa Capital, unidade de capital de risco da Caixa Geral de Depósitos (CGD), passa a integrar a Deutsche Börse Venture Network. Esta rede foi desenvolvida pela Deutsche Börse Group, um dos principais grupos de bolsas de valores do mundo, e integra investidores e novas empresas com elevados níveis de crescimento.
Esta rede de capitais de risco, de acordo com o comunicado enviado às redacções, facilita o contacto entre potenciais investidores e companhias que estejam a crescer e em fases que antecedem uma entrada em bolsa (pré-IPO). Ao Negócios, Stephan Morais (na foto), director-executivo da Caixa Capital, sublinha que "é importante para as start-ups portuguesas estarem próximo dos investidores internacionais".
"A Caixa Capital faz um trabalho intenso de proporcionar exposição das empresas portuguesas aos fundos de capital de risco internacionais e esta rede da Deutsche Börse, dedicada a venture [capital de risco], reforça essa estratégia. Por outro lado, a proximidade aos mercados de capitais é fundamental pois é nestes que, em última análise, se concretizam os desinvestimentos. É portanto interessante estar próximo tanto para a Caixa Capital como para as nossas empresas", acrescenta o responsável.
A Caixa Capital tem no seu portefólio várias start-ups portuguesas. A luso-britânica Farfetch, lançada por José Neves, que tem uma plataforma de comércio electrónico de artigos de moda de luxo é uma delas. Mas também a Codacy, Uniplaces e a Hole19 são também elementos de uma lista que supera as duas dezenas entre start-ups nacionais e estrangeiras.
A unidade de capital de risco da CGD foi convidada para integrar esta rede "e recomendada por vários fundos internacionais". A participação "não tem custos envolvidos".