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Farfetch fecha ronda de mais de 95 milhões de euros para se expandir
A empresa fundada e liderada por José Neves fechou uma ronda de financiamento de série F superior a 95 milhões de euros. O objectivo deste investimento é expandir as operações da empresa sediada em Londres.
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A Farfetch, empresa fundada e liderada por José Neves (na foto), fechou uma ronda de financiamento de série F no valor de 110 milhões de dólares, mais de 95 milhões de euros, avança o Business of Fashion e o Evening Standard.
Esta ronda de financiamento foi liderada pelo fundo Temasek (fundo soberano de Singapura), pelo fundo chinês IDG Capital Partners e pelo fundo Eurazeo, de acordo com o Business of Fashion. Os detalhes da operação não são conhecidos, porém, fontes do mercado citadas por esta publicação indicam que com esta ronda de financiamento a start-up de José Neves atinge uma avaliação de 1,5 mil milhões de dólares – quase 1,3 mil milhões de euros.
O Evening Standard escreve que este financiamento vai ser usado para expandir o negócio, em especial na China. O comunicado da empresa revela que o mercado chinês representa 12% da vendas da empresa na região da Ásia-Pacífico - as vendas desta região representam 14% das vendas totais.
Em declarações à Business of Fashion, José Neves explicou que "a Ásia, em conjunto, representa 26% do nosso negócio – é uma em cada quatro vendas que fazemos". Por isso, "se olharmos para os parceiros que temos agora, como a Temasek, que tem muita influência no sudeste asiático e que tem também investimentos em todos os maiores 'players' de internet asiáticos, e a IDG Capital Partners – que é a mesma coisa – é definitivamente um movimento estratégico". "Eles conhecem todos os 'players' lá e isso faz com que seja mais fácil criar parcerias, para contratações e conhecimentos", acrescentou.
Esta ronda de financiamento surge mais de um ano depois de a Farfetch ter fechado uma ronda de 86 milhões de dólares, o que lhe conferiu o estatuto de unicórnio (com uma avaliação acima de mil milhões de dólares).
O unicórnio português
A Farfecth nasceu em 2008 e no ano passado angariou uma ronda de investimento de 86 milhões de euros, o que lhe deu uma avaliação de mil milhões de dólares o estatuto de unicórnio, o único português. Esta empresa fundada por José Neves dedica-se ao comércio electrónico de artigos de moda de luxo.
Antes de fundar a Farfetch, José Neves fundou a Grey Matter e a Swear. Em entrevista ao Negócios em Junho do ano passado, o empreendedor explicou que tinha familiares ligados ao têxtil e ao calçado e em 1994 começou a "desenvolver software para a industrial têxtil e de calçado".
"Depois resolvi lançar uma marca de sapatos chamada Swear, onde era o designer. Foi um sucesso e a colecção foi bem recebida. Vim para Londres e montei a primeira loja da Swear em 1996. A partir daí fui sempre vivendo entre Londres e Portugal. Em 2007, tive a ideia da Farfetch, quando estava na Paris Fashion Week. Os negócios online estavam a ficar cada vez mais complexos. Mas sabia que essas empresas [marcas de luxo] tinham excelentes produtos, compradores fantásticos e uma oferta que agradaria a um público internacional. Daí nasceu a ideia de criar uma plataforma para as melhores boutiques de moda de luxo a nível mundial e, com isso, permitir ao consumidor final fazer uma viagem fantástica pelo mundo da moda".
(Notícia actualizada às 11:29 com dados sobre o lançamento da empresa. Notícia actualizada no dia 5 de Maio com dados sobre o mercado chinês)