Notícia
Acordo Benfica/Nos: Cinco dúvidas para esclarecer
Hoje, às 18:00, o Estádio da Luz abre para a Nos e o Benfica desvendarem os pormenores do acordo de compra dos jogos do clube da Luz e da BTV. Veja as questões que Miguel Almeida e Luís Filipe Vieira devem esclarecer.
A Nos e o Benfica vão apresentar esta quinta-feira, 10 de Dezembro, os detalhes do acordo anunciado na semana passada em relação aos direitos televisivos dos jogos em casa do clube da Luz, bem como da exclusividade da BTV para o mercado nacional e internacional. O valor do negócio é conhecido: 40 milhões de euros por época durante três anos, podendo ser renovável até um máximo de 10. No entanto, ainda há algumas dúvidas que o CEO da Nos, Miguel Almeida, e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, devem esclarecer na conferência de imprensa que vai decorrer no estádio da Luz.
Quanto vai receber o Benfica no imediato?
A Nos e o Benfica anunciaram, no passado dia 2 de Dezembro, que o contrato celebrado terá uma validade de três anos, com início na época desportiva 2016/2017, podendo ser renovado por decisão de qualquer das partes até perfazer um total de 10 épocas desportivas. O valor do contrato ascende a um total de 400 milhões de euros, repartido em montantes anuais progressivos. O plano de pagamento ainda não é conhecido, mas segundo Luís Marques Mendes, comentador da SIC, o clube deverá encaixar 36 milhões no primeiro ano, um valor que depois irá aumentar de ano para ano.
Onde vão passar os jogos do Benfica?
Como a Nos é accionista em 50% da Sport TV, a par com Joaquim Oliveira, pode optar por transmitir os jogos do Benfica em casa neste canal. De acordo com recentes notícias, esta será a hipótese mais provável. Esta opção representa o regresso dos jogos em casa dos encarnados à Sport TV, depois de em 2014 o Benfica ter optado por transmiti-los no canal do clube, tendo recusado a proposta de 22 milhões de euros de Joaquim Oliveira.
A Sport TV vai ficar mais cara e a BTV gratuita?
O mesmo deverá acontecer aos campeonatos que actualmente são transmitidos pela BTV, como a liga italiana e francesa, cujos contratos de direitos de TV acabam em 2018. Caso a Nos opte por esta hipótese, a BTV deverá deixar de ser "premium". Com o regresso dos jogos do Benfica, a Sport TV também deverá sofrer uma reestruturação não sendo conhecido ainda se a mesma poderá levar a um aumento dos preços dos canais de desporto.
O FC Porto vai receber alguma fatia dos 40 milhões de euros?
Outra das dúvidas relativas ao acordo entre a Nos e o Benfica prende-se com uma cláusula no contrato entre a Sport TV e o FC Porto. No acordo relativo aos direitos de transmissão dos jogos em casa do clube azul e branco há uma cláusula que garante ao FC Porto o direito de receber 80% do valor de eventuais futuros contratos entre a Sport TV e o Benfica. Até ao momento, nenhuma das partes explicou se esta cláusula continua em vigor e se será aplicável. Caso seja, significa que o FC Porto receberá de imediato uma parte dos 40 milhões de euros. O valor da divisão desta parcela (para os jogos e para a exclusividade da BTV) também não foi divulgado.
Este acordo representa o fim da centralização?
Este novo acordo representa um obstáculo para o modelo de centralização dos direitos de TV da Liga Nos, um tema tem estado no topo da agenda da Liga de futebol, presidida por Pedro Proença. Aliás, a liga já teria desenhado um plano que prevê que os clubes de futebol encaixem 150 milhões de euros, todos juntos, em direitos televisivos por época. Um plano que entretanto ficou desactualizado com o acordo entre a Nos e o Benfica.