Notícia
Liga de Futebol vai debater tema dos direitos televisivos em breve
A Liga garante que "continuará empenhada na busca das melhores soluções de sustentabilidade para os clubes" e vai debater o tema dos direitos televisivos brevemente em sede de reunião de direcção.
A negociação dos direitos televisivos estava no centro do programa eleitoral do actual presidente da Liga, Pedro Proença. E "continua a ser um dos temas de interesse prioritário para o quadriénio", de acordo com um comunicado emitido pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
O esclarecimento da Liga surge no seguimento das recentes notícias sobre o interesse de vários operadores de telecomunicações e televisivos, como a Altice, Nos, Eurosport e Fox Sports, em adquirir os direitos de transmissão dos jogos de clubes nacionais.
Aliás, na quarta-feira a Nos anunciou que tinha chegado a acordo com o Benfica para comprar os direitos dos seus jogos em casa bem como a exclusividade da BTV por 40 milhões de euros por época, num contrato extensível até a um máximo de 10 anos.
Este contrato não trava, por si só, a centralização dos direitos dos jogos da Liga. No entanto, poderá dificultar o seu avanço já que pressupõe a compra de direitos avulso.
"As recentes notícias apenas vêm demonstrar o que já era nossa convicção: a dimensão e o potencial do mercado português são ainda maiores do que apontavam as expectativas iniciais", lê-se no mesmo comunicado publicado no site da Liga.
Nesse seguimento, "dada a premência do tema e em função do novo quadro estabelecido, os direitos televisivos serão debatidos em sede de reunião de direcção", adianta a Liga sem avançar o dia da reunião, que deverá acontecer, no máximo, dentro de duas semanas.
A Liga garante ainda que "continuará empenhada na busca das melhores soluções de sustentabilidade para os clubes e para as suas competições".