Notícia
Presidente executivo da General Electric confiante na compra da Alstom
O presidente executivo da General Electric, Jeff Immelt, acredita que vai adquirir a unidade de energia da Alstom por 12,4 mil milhões de euros, apesar de o próprio Presidente francês já ter considerado a proposta como “insuficiente e não aceitável”.
Apesar da oposição do Presidente francês, François Hollande, o presidente executivo da General Electric (GE), Jeff Immelt (na foto), mostra-se confiante na compra na compra da unidade eléctrica da Alstom, por 12,4 mil milhões de euros, referiu numa conferência em Florida, segundo o "Telegraph".
Jeff Immelt considera mesmo que um eventual acordo "será bom para França e bom para a General Electric e para a Alstom". Citado pela mesma fonte, o CEO da empresa norte-americana revelou a existência de "diálogos construtivos ", que poderão "gerar grandes sinergias para o negócio seguir em frente".
A referência a conversações com outras empresas confirma a notícia avançada na segunda-feira, 19 de Maio, pela Bloomberg, que noticia sobre diálogos com várias empresas francesas para eventuais vendas, parcerias ou concessões no âmbito do processo de aquisição da Alstom.
O objectivo destas negociações é contrariar a aprovação, a 14 de Maio, de um decreto governamental que confere poderes de bloqueio de aquisições de empresas francesas por congéneres estrangeiras. Considerada como uma "arma nuclear", esta lei é vista como uma "escolha de patriotismo económico", nas palavras do ministro da Economia, Arnaud Montebourg.
A proposta, apresentada a 30 de Abril, pela General Electric para a compra da unidade de energia da Alstom também não merece a aprovação do Presidente francês, François Hollande. A 6 de Maio, o chefe de Estado indicou que a proposta "não é suficiente nem aceitável", e que deve ser melhorada, sobretudo para preservar os postos de trabalho no país, referiu a uma rádio francesa.
A Siemens também apresentou uma proposta à Alstom, avaliada em 10 mil milhões de euros.
Os títulos da Alstom estão a subir 2,47% para 29,00 euros.