Notícia
Toshiba também mostra interesse na Alstom
Empresa japonesa quer comprar negócio dedicado à distribuição e gestão de redes eléctricas. Mas só avança com a sua proposta se a General Electrics for considerada vencedora.
Há mais um nome na corrida à compra da Alstom: a Toshiba. A empresa japonesa está interessada no negócio de distribuição eléctrica mas tem uma condição: só avança se a General Electrics (GE) for a escolhida no processo de aquisição do ramo energético do grupo industrial francês.
A notícia foi avançada esta quinta-feira, 8 de Maio, pelo jornal japonês “Nikkei” que fala em “várias centenas de milhares de milhões de ienes”, o que significa que a oferta pode estender-se dos 200 aos 999 mil milhões de ienes (de 705 milhões a 7 mil milhões de euros).
Segundo a mesma publicação, citada pela imprensa internacional, a Toshiba considera que a prioridade da GE não é o negócio de distribuição e gestão de redes eléctricas, mas sim as unidades de processamento de transformação de combustíveis fósseis e de energias renováveis.
O jornal francês “Le Monde” refere que a Toshiba já tem uma actividade muito significativa no ramo energético, tendo adquirido em 2011 a empresa suíça Landis + Gyr, especializada em medidores eléctricos inteligentes, por uma quantia equivalente a 1,7 mil milhões de euros.
A General Electric realizou uma proposta de 17 mil milhões de dólares (cerca de 12 mil milhões de euros) à Alstom. Na corrida, está também a alemã Siemens. A questão mereceu a atenção dos governantes franceses e levou à criação, na passada semana, de uma comissão independente para avaliar as várias propostas para a transacção.