Notícia
Merkel e Hollande deverão discutir compra da Alstom
A chanceler alemã e o Presidente francês vão encontrar-se no final desta semana. O "Les Echos" adianta que um eventual negócio entre a Alstom e a Siemens poderá estar entre os temas do encontro.
A compra da unidade de energia da Alstom pela Siemens deverá ser um dos temas de conversa entre François Hollande e Angela Merkel no encontro do final desta semana, na Alemanha.
O "Les Echos" adianta que os dois líderes pretendem que a unidade de Alstom fique na Europa. Este negócio, do qual já se conhece uma proposta oficial de 12,4 mil milhões de euros, da norte-americana General Electric, é cada vez mais um assunto além da esfera da economia. Está a tornar-se um tema político.
A Siemens, que pretende lançar uma proposta sobre a Alstom, garantiu hoje acesso aos dados da empresa francesa, que está a analisar neste momento a proposta da General Electric, segundo avança a mesma fonte.
Patrick Kron, de acordo com o diário francês, enviou uma carta a Josef Kaeser, responsável pela Siemens, na passada sexta-feira, 2 de Abril, para garantir “luz verde” à decisão do conselho de administração da Siemens, que decidiu, no final de Abril, consultar previamente os números da Alstom antes de oficializar a oferta para a aquisição da unidade de energia.
Moody’s chumba oferta da General Electric
A agência de rating dá nota negativa à oferta da empresa norte-americana sobre a unidade de energia da Alstom.
A Moody’s espera que o negócio, caso se concretize, “reduza a tesouraria e diminua os lucros” nos dois anos seguintes à eventual concretização da operação. De acordo com a nota de notação financeira, citada pela Bloomberg, a transacção poderá estar finalizada até ao primeiro semestre de 2015.
As acções da Alstom estão a desvalorizar 0,91% para 29,49 euros. Os títulos da Siemens estão a perder 1,19% para 92,68 euros.