Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Japonesa Hitachi interessada na Alstom

A companhia dedicada ao ramo electrónico poderá integrar a proposta conjunta da Siemens e Mitsubishi, anunciada na passada quarta-feira.

Reuters
12 de Junho de 2014 às 10:21
  • ...

A Hitachi é a mais recente interessada na compra da unidade de energia da Alstom. Segundo o jornal japonês "Nikkei", citado pelo "Le Monde", a empresa estará disposta a integrar as negociações que já decorrem entre a Siemens e Mitsubishi, no sentido de apresentarem de uma proposta conjunta até 16 de Junho.

 

O "Le Monde" esclarece que as negociações não atingiram ainda uma etapa substancial, daí que não se justifique, para já, um anúncio formal. O consórcio seria formado em 65% pela Siemens-Mitsubishi e em 34% pela Hitachi, revela.

 

Para voltar a debater a questão da Alstom, o presidente francês François Hollande, o ministro da Economia Arnaud Montebourg e o primeiro-ministro Manuel Valls reuniram-se na quarta-feira, 11 de Junho, no Palácio do Eliseu. "É uma actualização sobre o andamento do caso", informou fonte oficial, ressalvando que não há ainda uma candidatura preferida.

 

A General Electric (GE) também está na corrida com uma proposta de 12,4 mil milhões de euros. A sua oferta engloba os negócios de distribuição e transmissão de energia – sectores não previstos na proposta adversária, focada nas turbinas a gás e vapor.

 

A Alstom já manifestou a sua preferência pela GE, uma vez que a empresa se comprometeu a criar mais 1.000 postos de trabalho no período de três anos e a manter as operações em França. No sentido de conquistar a confiança do governo francês, a GE chegou mesmo a iniciar conversações para estabelecer parcerias com companhias francesas.

 

As acções não impediram, contudo, que o governo alargasse a legislação que aumentava o seu poder de veto nas aquisições estrangeiras em sectores estratégicos no país.

 

O governo francês tem até 23 de Junho para escolher, dois meses depois do surgimento da primeira proposta.

Ver comentários
Saber mais Hitachi Le Monde Siemens Mitsubishi General Electric GE economia negócios e finanças alstom
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio