Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

General Electric promete manter operações da Alstom em França

A garantia foi dada pela líder da GE em França, Clara Gaymard. A empresa americana dá assim mais uma prova das suas intenções no negócio com a Alstom.

Reuters
26 de Maio de 2014 às 09:48
  • ...

Há um novo compromisso da General Electric (GE) para ganhar a confiança do Governo francês: manter as operações nucleares da Alstom no país. A garantia chegou no sábado, 24 de Maio, pela voz da líder da GE em França, Clara Gaymard.

 

"Vamos responder às exigências legítimas do Governo para que a unidade nuclear se mantenha em França, para que a propriedade intelectual fique em França e as exportações sejam protegidas", assegurou Gaymard a uma rádio francesa, citada pela Bloomberg.

 

São declarações que chegam um dia depois da GE ter concordado dar ao Governo de Manuel Valls mais três semanas para tomar uma decisão quanto ao futuro do negócio de energia da Alstom, para o qual apresenta uma proposta de 12 mil milhões de euros.

 

Para demonstrar as suas intenções de respeitar os interesses franceses no sector energético, a GE está também em conversações com várias empresas do país – entre elas, a Areva, dedicada a turbinas eólicas – de modo a estabelecer parcerias e alianças. O reforço desta posição de abertura surge depois de o executivo francês ter assinado um decreto que alarga o seu poder de veto no que diz respeito às aquisições estrangeiras no país.

 

As preocupações quanto à manutenção dos postos de trabalho e da independência energética do país levaram François Hollande a pedir uma melhoria da proposta da GE. Pelos mesmos motivos, o CEO da Alstom, Patrick Kron, já pediu ao governo para bloquear o negócio com a empresa americana.

 

A alemã Siemens, publicamente apoiada pelo ministro da Economia Arnaud Montebourg, poderá voltar com uma nova proposta ainda este mês, diz a Bloomberg. A nova oferta poderá passar por uma troca directa de negócios entre as duas empresas: o ramo de energia das duas empresas fica concentrado na Siemens e a actividade de transportes na Alstom, criando as maiores empresas europeias nos respectivos sectores, explica a Bloomberg.

Ver comentários
Saber mais General Electrics GE França Clara Gaymard Manuel Valls François Hollande Patrick Kron Siemens ministro da Economia Arnaud Montebourg economia negócios e finanças energia minérios e metais compra fusão
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio