Notícia
Empresas têxteis contratam formação à medida
Mais três fábricas iniciaram o "Formar para Empregar", um programa da Modatex que garantiu este ano "inserção profissional imediata" a 172 pessoas.
Três empresas têxteis do Norte do país arrancaram na última semana com projectos de formação desenhados à medida pelo Modatex, envolvendo mais de 60 pessoas na área da costura e confecção. O centro profissional da indústria têxtil e de vestuário garante que devem ser integradas a breve prazo nos quadros dessas empresas.
Nas instalações da Pinkperspective, em Rio Tinto (Gondomar), estão 20 pessoas na área de Costura Industrial, a Lagofra, de Paços de Ferreira, recebeu uma turma de 21 formandos na mesma área, enquanto a La Perla, em Vila Nova de Gaia, recorreu pela décima vez a este programa para a confecção de peças de vestuário, tendo já garantido que integrará as 22 pessoas que estão em formação.
Segundo os dados disponibilizados pelo Modatex, liderado por Sónia Pinto e com sede no Porto, nos primeiros nove meses deste ano foram emitidos 206 certificados ao abrigo deste programa, com 170 formandos a serem inseridos de imediato no mercado de trabalho, estando outros ainda em formação.
Empregabilidade próxima de 90%
Em 2014, à emissão de 313 certificados correspondeu a inserção profissional de 280 pessoas: 261 ficaram na própria empresa onde fizeram formação, 17 foram colocadas em empresas da mesma área e as duas restantes fora dessa área. Contas feitas, a taxa de empregabilidade ascendeu a 89,5% no ano passado.
O programa "Formar para Empregar" foi iniciado há três anos em Barcelos, tendo abrangido depois os concelhos de Viana do Castelo, Porto, Póvoa de Varzim, Braga, Vila Verde, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Vila Nova de Gaia, Viseu, Seia, Covilhã, Castelo Branco e Bragança.
O Modatex tem delegações em Lisboa e Covilhã e polos em Barcelos e Vila das Aves. Às extensões de Lousada e Pinhel somou, em Novembro, uma outra em Marco de Canaveses para dar formação específica no sector do vestuário em malha, um dos que mais tem vindo a crescer nas exportações.