Notícia
Dona da Marlboro investe 285 milhões para fabricar cartuchos iQOS na Alemanha
A nova fábrica deverá começar a ser construída até ao final do ano para dar emprego a 500 pessoas, satisfazendo o que a Philip Morris diz ser a procura crescente pelo dispositivo electrónico de tabaco aquecido.
A multinacional tabaqueira Philip Morris International (PMI), dona da marca Marlboro, vai investir 320 milhões de dólares (cerca de 285 milhões de euros à cotação actual) na construção de uma fábrica na Alemanha para produzir cartuchos para o dispositivo electrónico iQOS.
A construção da fábrica em Dresden, com cerca de 7.500 metros quadrados, vai arrancar no final do ano. Quando estiver em funcionamento, criará 500 postos de trabalho, refere o Financial Times.
De acordo com a empresa o iQOS, ao contrário dos produtos de tabaco convencionais, não queima o tabaco - aquece-o até uma temperatura inferior à da combustão, produzindo vapor.
Em Maio passado, estimava-se que mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo usassem o dispositivo de tabaco aquecido da PMI. Em Portugal, o número de consumidores deverá ter duplicado dos 10 mil que usavam o produto em no final de 2016.
Em Janeiro de 2016, em entrevista ao Negócios, o vice-presidente sénior da Philip Morris (dona da Tabaqueira), o português António Marques, adiantava que se o iQOS e outros produtos similares em desenvolvimento forem bem acolhidos pelos fumadores as fábricas de produtos convencionais podem ser adaptadas de forma progressiva para dar resposta às necessidades do mercado.