Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da EDP Renováveis sobem 32% em 2015

A empresa liderada por Manso Neto alcançou resultados líquidos de 167 milhões de euros em 2015, superando as estimativas dos analistas, beneficiando com o aumento da produção e dos preços.

Pedro Elias/Negócios
24 de Fevereiro de 2016 às 07:42
  • ...

A EDP Renováveis fechou 2015 com um resultado líquido de 167 milhões de euros, mais 32% do que no período homólogo. De acordo com um comunicado publicado na CMVM, o EBITDA subiu 26% para 1.142 milhões de euros e as receitas aumentaram 21% para 1.547 milhões de euros.

 

Os números apresentados pela companhia liderada por João Manso Neto saíram acima das estimativas dos analistas consultados pela Reuters, que apontavam para lucros de 141 milhões de euros, um EBITDA de 1.101 milhões de euros e receitas de 1.519 milhões de euros.

A empresa do grupo EDP beneficiou com o aumento da produção e dos preços de energia, bem como dos ganhos cambiais devido à alta do dólar face ao euro.

 

A EDP Renováveis produziu 21,4 TWh de energia limpa, o que traduz um crescimento de 8%, enquanto o preço médio de venda aumentou 9% para 64 euros por MWh, "beneficiando de um aumento no preço médio de venda em todas as plataformas".

 

A empresa salienta que, do aumento de 21% das receitas, 9% deve-se a derivados do "forex" (mercado cambial), 8% do aumento da produção e 2% dos preços.

 

Quanto ao EBITDA, a EDP Renováveis salienta que a margem situou-se em 75%, sendo que os eventos não-recorrentes impactaram o EBITDA em cerca de 80 milhões de euros, bem acima dos 12 milhões de euros do ano anterior.

 

Entre os eventos extraordinários destaca-se o impacto de 125 milhões de euros na aquisição de controlo de activos da ENEOP e a perda de 72 milhões de euros com os abates na "sequência da optimização do portefólio de projectos e priorização em regiões com sólidos fundamentos de negócio".

 

O Conselho de Administração da EDP Renováveis avançou com uma proposta de pagamento de um dividendo de 5 cêntimos por acção, o que representa um aumento face à remuneração de 4 cêntimos do ano passado.

 

Este aumento de 25% está em linha com a subida de lucros que representa um "payout" (parcela dos lucros que é distribuída em dividendos) de 26% (44 milhões de euros), de acordo com o comunicado da empresa.

 

As acções da EDP Renováveis caem 0,92% para 6,37 euros.

 

(notícia actualizada às 8:30 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais EDP Renováveis resultados Manso Neto
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio