Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BPI: Resultados da EDPR em linha, dividendo acima das previsões

A EDP Renováveis anunciou que vai propor um dividendo de cinco cêntimos por acção, um valor que ficou acima dos 4,7 cêntimos previstos pelos analistas do BPI. Resultados ficaram em linha.

O CaixaBI tem uma recomendação de “neutral” para a EDP Renováveis, uma cotada que permanece com “opções interessantes de crescimento a desenvolver” e um portfolio de activos que lhe permite atingir as metas previstas até 2020.  Contudo o banco destaca que depois da OPA da casa-mãe a EDPR viu a sua liquidez descer de “forma significativa” e os fundamentais “perderam importância”.
24 de Fevereiro de 2016 às 11:33
  • ...

A EDP Renováveis (EDPR) apresentou esta manhã os resultados relativos a 2015. Os analistas do BPI realçam que os números divulgados pela empresa saíram em linha com as suas estimativas, mas o dividendo de cinco cêntimos anunciado pela companhia ficou acima do previsto.


A empresa liderada por Manso Neto vai aumentar o seu dividendo. A EDP Renováveis informou na apresentação dos seus resultados anuais que vai propor um dividendo de 5 cêntimos por acção, o que representa um aumento face à remuneração de 4 cêntimos do ano passado.


O dividendo anunciado pela companhia ficou acima das estimativas dos analistas do BPI. O banco de investimento antecipava um dividendo por acção de 4,7 cêntimos. "A EDPR vai propor à Assembleia-Geral de Accionistas uma distribuição de dividendo de 44 milhões de euros, o que implica um rácio de "payout" de 26% e um retorno de dividendo de 0,8%", refere a nota do BPI.


A EDP Renováveis anunciou esta esta quarta-feira, 24 de Fevereiro, que obteve um resultado líquido de 167 milhões de euros em 2015, mais 32% do que no período homólogo. De acordo com um comunicado publicado na CMVM, o EBITDA subiu 26% para 1.142 milhões de euros e as receitas aumentaram 21% para 1.547 milhões de euros.


O BPI justifica as receitas com "o aumento da geração, 9% de impacto cambial, 2% de aumento na média dos preços e 2% relacionados com outros efeitos". Já em termos trimestrais, quer o EBITDA, quer as receitas ficaram acima das previsões dos especialistas, com o EBITDA em Espanha a ficar abaixo das expectativas, um efeito que foi compensado "pelo desvio positivo na América do Norte e em Portugal".


"O resultado líquido atingiu 167 milhões de euros em 2015, face a 126 milhões no ano anterior, conduzido pela expansão do EBITDA", justificam os analistas Flora Trindade e Bruno Silva, na nota onde comentam os resultados divulgados pela companhia antes da abertura do mercado.

As acções da EDP Renováveis caem 2,88% para 6,244 euros.

 

Ver comentários
Saber mais EDP Renováveis resultados dividendos BPI analistas remuneração retorno de dividendo lucros receitas EBITDA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio