Notícia
Lucros da EDP Renováveis terão aumentado 12% em 2015
As previsões dos analistas consultados pela Reuters apontam para um aumento de 12% nos resultados líquidos, com o EBITDA a subir 22% e as receitas a aumentarem 19%.
O resultado líquido da EDP Renováveis terá aumentado 12% no ano passado, com a subida da produção e dos preços e a valorização do dólar a impulsionar as contas da empresa liderada por Manso Neto.
De acordo com a média das estimativas e seis analistas consultados pela Reuters o lucro terá crescido para 141 milhões de euros em 2015, face aos 126 milhões de euros reportados no ano anterior. O EBITDA terá subido 22% para 1.101 milhões de euros e as receitas aumentado 19% para 1.519 milhões de euros.
"Prevemos que a EDPR apresente um bom conjunto de resultados, com o crescimento de dois dígitos nas receitas e no EBITDA a ser reflectido no 'bottom line'," disse o Caixa BI.
A empresa já tinha anunciado que a electricidade produzida cresceu 8% em 2015 para 21.388 gigawatts hora apoiada num aumento da capacidade e na resiliência do factor de utilização, com contributos positivos de todos os territórios, à excepção de Espanha e Brasil.
"O crescimento das vendas e do EBITDA deverá ter sido suportado sobretudo pelo aumento da geração, subida dos preços em Espanha, a evolução cambial favorável (USD) e o impacto líquido positivo não-recorrente de 40 milhões de euros registado no terceiro trimestre de 2015 ao nível do EBITDA," explicou o Caixa BI.
O Haitong referiu que a empresa poderá fornecer nova informação sobre "os objectivos de crescimento, planos para novas rotações de activos e uma eventual redução no custo do financiamento".