Notícia
EDP Distribuição quer 60% de contadores inteligentes até 2020
Para tornar o objectivo, a EDP Distribuição e a Nos juntaram-se para lançar um novo contador assente em rede 4.5G. Uma das garantias é de que haverá poupança, “que vai ser repercutida na factura” de electricidade assim que o projecto-piloto ganhe uma dimensão comercial.
A EDP Distribuição quer que 60% dos contadores sejam inteligentes nos clientes residenciais até 2020. A posição foi defendida esta segunda-feira, 10 de Julho, pelo presidente da empresa, João Torres.
Actualmente, existem seis milhões de consumidores em Portugal na baixa tensão. Destes, um milhão têm contadores inteligentes mas só metade está a "comunicar bem".
Por isso mesmo, para atingir uma "resposta total" face ao método que está no terreno, foi lançado, em parceria com a operadora de telecomunicações Nos, um contador inteligente assente em rede 4.5G, tecnologia também conhecia como NB-IoT.
A Nos torna-se assim "o primeiro operador em Portugal" a testar a tecnologia "sobre a sua infra-estrutura de rede", "reforçando a sua liderança na Internet das Coisas", posicionou o administrador Manuel Ramalho Eanes em conferência de imprensa.
A operadora instalou duas antenas que vão suportar a rede do projecto-piloto que terá lugar na zona do Parque das Nações, em Lisboa, num total de 100 clientes até ao final do ano.
A detecção automática de falhas de energia, melhorando o tempo de resposta na monitorização, ou a mediação constante do consumo são apontadas como vantagens desta tecnologia, com maior capacidade de passar obstáculos físicos como paredes.
"Há uma poupança adicional, que vai ser repercutida na factura" da electricidade, previu ainda João Torres para quando o projecto entrar numa vertente comercial.
O valor deste investimento – onde também entram a Huawei, a Janz e a U-Blox – não foi revelado.
O lançamento do contador inteligente NB-IoT, sem fios, integra o projecto de redes inteligentes Inovgrid lançado em 2007 pela EDP Distribuição, contando com o apoio da Comissão Europeia.