Notícia
Altice e Huawei criam laboratório para desenvolver internet das coisas
A parceria entre as empresas visa desenvolver soluções com a tecnologia da internet das coisas. Para tal, vai ser criado um novo laboratório em Lisboa.
A dona do Meo e a Huawei assinaram uma parceria para desenvolver soluções no âmbito da internet das coisas (IoT na sigla em inglês). O acordo, que foi assinado na feira de tecnologias móveis que decorre até esta quinta-feira em Barcelona, prevê a criação de um laboratório em Lisboa.
A parceria vai ter como base o desenvolvimento de soluções de IoT, tecnologia que permite interligar vários objectos do quotidiano , em áreas como telemetria, automação industrial, agricultura ou monitorização ambiental.
O Laboratório IoT, que irá nascer em Portugal através da PT, "terá acesso aos mais recentes recursos tecnológicos para desenvolver novos modelos de serviços e negócio, através de processos de experimentação tecnológica, prototipagem de serviços e desenvolvimento de soluções e equipamentos", detalham as empresas em comunicado.
"Através da PT em Portugal e da SFR em França, o Grupo Altice e a Huawei vão explorar a tecnologia Narrow Band IoT (NB-IoT), comprometendo-se a colaborar na implementação de uma rede de NB-IoT end-to-end disponibilizando uma melhor cobertura e capacidade para interligação massiva de dispositivos", lê-se no mesmo documento.
Esta semana a Altice também passou a integrar a aliança Next Generation Enterprise Network Alliance – ngena, fundada em 2016, durante a feira de Barcelona, pelas operadoras CenturyLink, Deutsche Telekom, Reliance Jio, and SK Telecom.
Desde então, a NGENA, que tem como objectivo a partilha de rede, conta já com 20 parceiros internacionais.
Para Alexandre Fonseca, CTO da PT, a parceria com a Huawei "é mais um compromisso com o país e com os nossos clientes, numa aposta do Grupo Altice, no investimento em tecnologia que irá viabilizar o desenvolvimento de serviços cada vez mais inovadores e orientados a melhorar o dia-a-dia das pessoas, como os conteúdos em mobilidade, a "Internet da Coisas" e a Indústria 4.0".
Já Chris Lu, CEO da Huawei Technologies Portugal, refere que "é com enorme satisfação que estamos a assinar o Memorando de Entendimento com a Portugal Telecom que visa potenciar o desenvolvimento de novas soluções bem como incentivar e potenciar o crescimento de novas oportunidades de negócio".
Em Outubro do ano passado a PT e a Huawei tinham assinado um acordo para o desenvolvimento de redes móveis, nomeadamente para a cobertura do 5G, rede móvel de nova geração que vai alimentar o desenvolvimento do IoT devido à velocidade ultra-rápida que vai atingir e à menor latência (tempo de resposta da rede).