Notícia
Bruxelas dá “luz verde” a japoneses na Galp GND
O consórcio formado pela Marubeni Corporation e pela Toho Gas garante 22,5% do capital social da Galp Gás Natural Distribuição. O negócio, anunciado em Julho, foi aprovado pela Comissão Europeia.
A Comissão Europeia aprovou a entrada dos japoneses da Marubeni Corporation e da Toho Gas na Galp Gás Natural Distribuição. O anúncio foi feito por Bruxelas esta sexta-feira, 14 de Outubro.
"A Comissão concluiu que a operação projectada não suscita preocupações de concorrência porque não cria novas sobreposições entre as actividades das empresas. A operação foi examinada no âmbito do processo de fusão simplificada", informou.
A japonesa Marubeni Corporation vai ficar com uma participação no capital da empresa de gás da petrolífera portuguesa. A Galp garante que esta operação permite "cristalizar valor".
"A Galp Energia, através da sua subsidiária Galp Gas & Power, chegou a acordo com um consórcio liderado pela Marubeni Corporation para estabelecer uma parceria no negócio de infraestruturas reguladas de gás natural da Galp", informou a petrolífera em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O negócio foi conhecido em Julho, quando a Galp comunicou ao mercado que financiar-se em 700 milhões de euros, "de forma a reembolsar os empréstimos accionistas existentes actualmente, de 568 milhões de euros".
O acordo previa a aquisição por parte do consórcio japonês de 22,5% do capital social da Galp Gás Natural Distribuição por 138 milhões de euros, a que se juntava a partilha de determinados direitos no governo desta sociedade que gere redes de distribuição de energia.