Notícia
Galp Gás contrata bancos para emitir dívida a sete anos
A Galp Gás contratou três instituições financeiras para realizarem um "roadshow" no início de Setembro com o objectivo de se financiar, através de emissão de dívida a sete anos. A operação deverá ser usada para reembolsar a Galp.
A Galp Gás Natural Distribuição, detida em 77,5% pela Galp e os restantes 22,5% pelos japoneses da Marubeni, mandatou o Bank of America Merryl Linch, o Santander e o JPMorgan para realizarem um "roadshow" entre os dias 1 e 6 de Setembro, de acordo com a Bloomberg, que cita uma pessoa próxima da operação, que pediu anonimato.
A agência não avança com números de financiamento, apenas adianta que o financiamento será a sete anos.
Esta operação era já esperada, já que, quando a Galp anunciou a venda de 22,5% desta unidade ao consórcio Marubeni, revelou também que os empréstimos concedidos pela Galp seriam reembolsados, com a unidade de distribuião de gas natural a preparar-se para se financiar no mercado.
A Galp anunciou, a 28 de Julho, que chegou a acordo com os japoneses da Marubeni Corporation para vender 22,5% do capital da Galp Gás Natural Distribuição. Esta venda permitiu à petrolífera, liderada por Carlos Gomes Silva (na foto), encaixar 138 milhões de euros, de acordo com a informação disponibilizada.
Na altura, foi revelado também que a Galp Gás Natural Distribuição se ia financiar "autonomamente de forma a reembolsar os empréstimos accionistas existentes actualmente", e que totalizam 568 milhões de euros.
(Notícia actualizada às 11:51 com mais informação)