Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Revista de imprensa

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária

Negócios negocios@negocios.pt 19 de Março de 2010 às 08:24
Regras da aposentação alteradas todos os anos (Jornal de Negócios) Os últimos governos não têm dado descanso às expectativas dos funcionários públicos. Explorando as condições de trabalho privilegiadas de que estes beneficiavam após sucessivas reformas conduzidas pelos governos de Cavaco Silva e António Guterres, desde 2003 que os responsáveis pela pasta das Finanças vêm retirando, uma a uma, as alegadas vantagens comparativas, satisfazendo o sentimento generalizado de discriminação no sector privado.



Alemanha: carrasco e salvador de economias como Portugal (Jornal de Negócios) Desequilíbrios macroeconómicos e a coordenação de políticas dentro da UE estão no centro do debate europeu. O desempenho da última década foi decepcionante. Em Portugal foi anémico. Pode a Alemanha, o motor económico europeu, ter sido o carrasco dos países do Sul?

Riqueza em Portugal já não chega para pagar dívidas ao estrangeiro (Diário Económico) Pela primeira vez, a riqueza produzida em Portugal num ano já não chega para pagar as dívidas externas. Em 2009, o endividamento atingiu 111% do PIB.

Oliveira Costa vai a julgamento acusado de sete crimes no BPN (Diário Económico) O tribunal vai levar a julgamento o ex-presidente do BPN. Além de Oliveira Costa, outros 15 acusados também vão responder na Justiça. Oito arguidos escapam ao julgamento, que arranca depois do Verão

PEC não muda a opinião da Moody"s sobre Portugal (Público) O Programa de Estabilidade e Crescimento apresentado pelo Governo esta semana não foi suficiente para mudar a opinião da Moody"s, uma das três grandes agências internacionais de notação do risco de crédito, mantendo-se a descida do rating português como o cenário mais provável.



Congelamento das prestações sociais abre divisões entre ministros de Sócrates (Público) A vaga de contestação ao PEC atingiu o executivo, com vários ministros a manifestarem as suas reservas sobre o documento, nomeadamente face ao congelamento das prestações sociais. As críticas que José Sócrates ouviu dentro do Governo - a TVI, ontem à noite, nomeava como principais opositores os ministros da Economia, Vieira da Silva, da Justiça, Alberto Martins, e da Saúde, Ana Jorge, todos eles conotados com a ala esquerda - obrigaram à realização de dois conselhos de ministros extraordinários, nos dois últimos fins-de-semana.

Função Pública. Diferenças salariais são cada vez maiores (i) Os salários mais altos pagos na função pública ascendiam no final do ano passado a 3364 euros mensais, 7,45 vezes mais que os 450 euros pagos a outros funcionários do Estado. Nos últimos anos o fosso salarial entre os mais bem pagos e os mais mal pagos da função pública agravou-se. A razão é simples: décadas de aumentos idênticos para todos independentemente dos níveis salariais.

PEC. FMI dá a mão a Portugal na luta contra agências de rating (i) O Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) português é “forte”, “apropriado” e “realista”, afirma o Fundo Monetário Internacional (FMI). As agências de rating, que terão a última palavra sobre o futuro dos juros da dívida portuguesa, continua a achar que não.

Juiz procura na PJ pistas sobre fuga para Vara (Jornal de Notícias) A Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Policia Judiciária foi alvo de buscas, na semana passada, por suspeita de violação de segredo profissional e segredo de justiça. Na origem do caso está um documento, com informação da PJ, apreendido a Armando Vara.

ActivoBank lança aplicação de banca móvel em Portugal (Jornal de Notícias) O BCP relançou, ontem, o ActivoBank como um banco universal, que deixará de ser somente uma instituição online centrada nos produtos de investimento, para passar a ser um banco com uma rede de retalho.

Retiram bens a clã Oliveira e Costa (Correio da Manhã) Casas, carros e contas bancárias do ex-presidente do BPN, da mulher e da filha estão arrestados.

FMI considera PEC um “plano forte” (Correio da Manhã) O Fundo Monetário Internacional (FMI) classifica o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) de Portugal como um "plano forte", mas salienta que o seu sucesso dependerá "da implementação das medidas". Uma tarefa cada vez mais difícil, dada a falta de consenso .


A primeira sondagem aos militantes do PSD (Sol) A primeira sondagem circunscrita aos militantes do PSD realizada em Portugal mostra uma clara vantagem de Passos Coelho. Entretanto, Aguiar-Branco não chega aos 8%.

A lista de prendas de Manuel Godinho (Sol) Extracto da lista de presentes de Natal em dois anos consecutivos. Assinale-se a “categoria” das prendas e o facto de Ana Paula Vitorino ter saído da lista de um ano para o outro.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio