Notícia
António Mexia: EDP tem no Brasil “uma posição estrutural”
António Mexia acredita no Brasil, garantindo que a EDP está nesse país "com uma posição estrutural". Para o presidente da eléctrica, este sector no Brasil está "muito bem desenhado".
O Brasil é para a EDP "uma determinação de longo prazo" e o país "tem todas as condições do ponto de vista de recursos, do ponto de vista de dinâmica de crescimento para correr bem", defendeu António Mexia.
Questionado esta terça-feira, 21 de Setembro, à margem da conferência International Summit of Business Think Tanks sobre o impacto da desaceleração da economia brasileira na EDP, o CEO da energética portuguesa foi claro ao afirmar que a empresa está no país para ficar. Salientou que o sector no Brasil é "muito bem concebido" e que o problema se prende sobretudo com a evolução da moeda brasileira.
"Estamos há 20 anos no Brasil. As companhias europeias muitas vezes tendem a ir para o Brasil comprar caro e vender barato, e portanto entrar e sair nos momentos errados. Nós estamos lá com uma posição estrutural", disse o responsável, acrescentando que o país liderado por Dilma Rousseff reúne "todas as condições do ponto de vista de recursos e do ponto de vista de dinâmica de crescimento para correr bem". "Nós temos uma determinação sobre o mercado brasileiro, que é uma determinação de longo prazo", reforçou.
António Mexia assumiu porém que o país "tem neste momento, obviamente, confrontos do ponto de vista político e de percepção institucional", mas sustenta que estes serão "inevitavelmente resolvidos".
Para o responsável, "o sector no Brasil é muito bem concebido, muito bem desenhado", sendo que o "grande impacto neste momento, mais do que os resultados reais, [prende-se com] o problema da evolução do real".
No início de Setembro deste ano a Standard & Poor’s reduziu a classificação soberana do Brasil para o primeiro nível da categoria especulativa, ou seja, para "lixo" e com "outlook" negativo, o que significa que a agência de notação financeira poderá fazer mais cortes.