Notícia
Portuguesa Fusion Fuel dá entrada em insolvência após investidor falhar pagamento
A Fusion Fuel Portugal recorreu a este mecanismo depois de sucessivos atrasos na injeção de capital acordada por um investidor no valor de 33,5 milhões de dólares.
A Fusion Fuel Portugal apresentou-se à insolvência após um investidor ter falhado a injeção de 33,5 milhões de dólares acordados com a Fusion Guel Green, a "holding" sediada na Irlanda e cotada no Nasdaq, informou quinta-feira à noite a fabricante de eletrolisadores para produção de hidrogénio verde.
No comunicado, a empresa indica que como consequência do atraso no financiamento, avançou para a apresentação à insolvência da subsidiária portuguesa, que representa a maior fatia das operações da Fusion Fuel. A conselho do administrador de insolvência, a empresa também deu entrada com uma ação judicial nos tribunais portugueses pela quebra de contrato por parte da Hydrogenial.
Por fim, a Fusion Fuel revela estar a "explorar de forma ativa alternativas estratégicas", incluindo uma "potencial transação que a administração acredita poderia complementar o negócio de hidrogénio do grupo e gerar sinergias significativas".
O Negócios tentou contactar a Fusion Fuel, mas até ao momento sem sucesso.
Em comunicado, a Fusion Fuel indica que processou a Hydrogenial e o seu diretor, Norbert Bindner, pelos danos causados com o incumprimento do acordo estabelecido a 11 de setembro. A empresa detalha que o acordo previa a compra de cerca de 43,8 milhões de ações classe A da Fusion Fuel pela Hydrogenial, bem como opções para a compra de 13,1 milhões de títulos adicionais, por um valor total de 33,5 milhões de dólares.
Este acordo deveria ter sido concluído a 30 de setembro com o pagamento por parte da Hydrogenial, que viria a não ocorrer. Após a Fusion Fuel ter contactado o investidor, este propôs saldar o pagamento a 25 de outubro. No entanto, até ao momento ainda não foi efetuado qualquer pagamento.
Estes sucessivos atrasos levaram a Fusion Fuel a avançar para uma ação judicial.