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Vendas da Jerónimo Martins crescem para 12,7 mil milhões
A Biedronka representou 66,5% das vendas consolidadas pelo grupo de distribuição em 2014, segundo os dados preliminares divulgados esta terça-feira.
O grupo de distribuição Jerónimo Martins registou vendas líquidas de 12,7 mil milhões de euros em 2014, de acordo com os dados preliminares divulgados pela SGPS esta terça-feira, 13 de Janeiro, ao mercado.
O valor consolidado pela JM no ano passado representa um novo recorde e um crescimento de 7,2% face aos 11,82 mil milhões de euros facturados em 2013.
Na Polónia, a JM realizou 66,5% do total das vendas, ou 8,43 mil milhões de euros, com a cadeia de "discount" Biedronka. Um crescimento de 9,1% na moeda local (zloty) que se traduziu, após efeito cambial, num crescimento de 9,5% em euros.
A cadeia portuguesa Pingo Doce, que a JM controla via participada JM Retalho (detida em 49% pelos holandeses da Ahold), fechou o ano com vendas de 3,23 mil milhões de euros, mais 1,7% do que 12 meses antes.
No comércio grossista, onde opera com a líder do mercado nacional Recheio, a JM realizou vendas de 799 milhões de euros em 2014, pior (menos 0,7%) do que um ano antes.
Na Colômbia, onde está desde Março de 2013, a JM totalizou vendas de 66 milhões de euros com a cadeia Ara, que fechou o ano com 86 lojas naquele mercado sul-americano.
Fora do retalho alimentar, mas de volta à Polónia, a cadeia de para-farmácia Hebe, que atingiu as 119 lojas no ano passado, obteve vendas de 87 milhões de euros.
Os serviços de maketing, representação e restauração da JM geraram vendas de 79 milhões de euros, mais 0,9% do que em 2013.