Notícia
BPI mantém recomendação de "neutral" para acções da Jerónimo Martins
As acções da Jerónimo Martins estão hoje a valorizar 9,86%, após apresentação dos resultados preliminares de 2014. O BPI reconhece que o desempenho da retalhista superou as expectativas, mas mantém recomendação "neutral" para as acções.
Os resultados preliminares das vendas do último trimestre de 2014 da Jerónimo Martins, situam-se 2% acima das estimativas do BPI e do mercado em geral, afirma o banco em nota de "research" divulgada esta quarta-feira. Estes resultados devem-se à evolução mais positiva do que esperado das vendas "like-for-like" (LfL, na sigla anglo-saxónica, referentes ao mesmo perímetro comparável de lojas, sem contar com aberturas e encerramentos no período em análise), em Portugal e na Polónia.
O Pingo Doce, detido pela Jerónimo Martins, em Portugal registou um LfL de 1,1%, beneficiando de um abrandamento da inflação. Já a Biedronka, na Polónia, alcançou um crescimento de vendas de 8,7%, devido a um LfL de 0,3%.
O BPI espera que "o preço das acções da Jerónimo Martins reaja positivamente", mantendo a tendência positiva das cotadas retalhistas no Eurostoxx, que têm beneficiado do impulso no consumo da época natalícia. "Esperamos uma leitura positiva desta divulgação de resultados e uma reacção no preço das acções em conformidade", afirmam os analistas José Rito e Bruno Bessa.
No entanto, a deflação irá continuar a afectar os resultados a curto-prazo, o que em conjunto com a desvalorização da moeda polaca, pode ter impacto nos ganhos por acção, considera o BPI. O banco mantém por isso a recomendação "neutral", com um preço alvo de 9,30 por acção.
Este preço foi já superado e as acções estão a negociar a 9,49 euros, somando 9,86%, face aos 8,63 euros no fecho da sessão de ontem.
Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.