Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sonae Indústria regista prejuízos de 74 milhões de euros

A empresa liderada por Bianchi de Aguiar viu os prejuízos cair de 146 milhões para 74 milhões de euros.

24 de Fevereiro de 2011 às 17:11
  • 7
  • ...
Em 2010, a Sonae Indústria registou prejuízos de 74 milhões de euros, adiantou a empresa em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

As previsões do BESI apontavam para prejuízos de 65 milhões de euros.

O volume de negócios da empresa aumentou 6% de 1,21 mil milhões de euros, em 2009, para 1,3 mil milhões de euros. Já o EBITDA cresceu 116% de 33 milhões para 71 milhões de euros.

"O ano de 2010 foi mais um ano difícil para a nossa indústria. O ambiente económico em conjunto com a crise financeira e a incerteza na evolução dos custos, principalmente da Madeira, trouxe dificuldades adicionais para a gestão do negócio", escreveu Carlos Bianchi de Aguiar numa mensagem incluída no comunicado à CMVM.

Na análise por área geográfica, o comunicado da Sonae Indústria esclarece que "a Península Ibérica continua a enfrentar condições de mercado adversas, em particular em Espanha, onde a procura está muito reduzida e o aumento dos custos é muito difícil de transferir para o clientes".
Ainda assim, o volume de negócios na Península Ibérica subiu de 341 milhões, em 2009, para 367 milhões de euros. Já a margem de EBITDA caiu de 9,9% para 7,4% devido ao "aumento do custo das matérias-primas, principalmente da madeira mas também do papel e dos químicos".

"O aumento do custo da madeira é uma consequência do efeito combinado do período de Inverno com a maior procura da indústria de celulose e um concorrência crescente do sector de energia pelo mesmo recurso de madeira", sublinha o comunicado.

Na Europa Central (Alemanha, França e Reino Unido), a actividade foi afectada pelas condições de Inverno mas "o EBITDA recorrente continua a demonstrar a eficácia do processo de reestruturação implementado, em particular na Alemanha".

Nesta região, o volume de negócios da empresa baixou ligeiramente de 694 milhões para 691 milhões de euros, enquanto a margem de EBITDA subiu de -4% para 0,2%.

No resto do mundo (Canadá e África do Sul), o volume de negócios subiu de 197 milhões de euros, em 2009, para 251 milhões de euros, enquanto a margem de EBITDA subiu de 15,3% para 17%. Estes valores não incluem a Tafisa Brasil que foi alienada e 26 de Agosto de 2009.

Com os valores da Tafisa Brasil, o volume de negócios no resto do mundo caiu de 263 milhões, em 2009, para 251 milhões de euros em 2010.
Ver comentários
Saber mais Sonae Indústria Bianchi de Aguiar
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio