Notícia
Serviço de televisão por subscrição cresce no segundo trimestre
De acordo com o comunicado da Anacom, o número total de assinantes do serviço de televisão por subscrição atingiu em Junho cerca de 2,85 milhões de usuários, o que representa um acréscimo de 42 mil face ao trimestre anterior, e de 197 mil face ao período homólogo.
20 de Setembro de 2011 às 13:24
Segundo o comunicado emitido pela Anacom, os serviços de televisão por subscrição registaram um aumento pela via das ofertas em fibra óptica (FTTH/B), e rede telefónica pública comutada.
“As ofertas suportadas em FTTH/B foram responsáveis por cerca de seis em cada 10 novos clientes em termos líquidos, e as ofertas xDSL foram escolhidas por cerca de 3 em cada 10 novos clientes (em termos líquidos). A quota de novos clientes do DTH foi de cerca de 10%”, revela o comunicado da Anacom.
Os serviços de distribuição de televisão por cabo, com 1,428 milhões de clientes, representavam 50,2% do total de assinantes de televisão por subscrição, menos 0,7 pontos percentuais que o registado no trimestre anterior.
Já o DTH, com 676 mil clientes, representava 23,7% do total, e as outras tecnologias tinham 551 mil clientes, correspondendo a 19,4% do total.
O peso da fibra óptica (FTTH/B) que registava 192 mil clientes, aumentou cerca de 0,8 pontos percentuais, representando agora 6,8% do total de assinantes.
“No segundo trimestre, considerando o total de famílias clássicas, o número de assinantes de TV por subscrição correspondia a cerca de 72,2 assinantes por cada 100 famílias”, refere o comunicado.
Em Junho, o Grupo Zon/TV Cabo continuou a deter a quota mais elevada de assinantes de TV por subscrição, de 55,8%, e a PTC manteve-se como o segundo maior operador de TV por subscrição com uma quota de 32,3% dos assinantes. O terceiro maior operador continua a ser a Cabovisão, com uma quota de 9%.
No segundo trimestre do ano, as receitas individualizáveis do serviço de televisão por subscrição atingiram cerca de 303 milhões de euros, uma quebra de 9,1 % face ao período homólogo. Deste total, cerca de 58,3% corresponderam a receitas de TV por cabo, 30% a DTH e os restantes 11,7% a outras tecnologias.
“Quanto às receitas não individualizáveis de pacotes de serviços que integram o serviço de TV por subscrição, estas atingiram 158,3 milhões de euros, mais cerca de 64,4% do que em 2009 e provêm essencialmente de pacotes triple play, que são também os que têm crescido mais em termos de número de assinantes, relativamente ao período homólogo”, concluiu o comunicado da Anacom.
“As ofertas suportadas em FTTH/B foram responsáveis por cerca de seis em cada 10 novos clientes em termos líquidos, e as ofertas xDSL foram escolhidas por cerca de 3 em cada 10 novos clientes (em termos líquidos). A quota de novos clientes do DTH foi de cerca de 10%”, revela o comunicado da Anacom.
Já o DTH, com 676 mil clientes, representava 23,7% do total, e as outras tecnologias tinham 551 mil clientes, correspondendo a 19,4% do total.
O peso da fibra óptica (FTTH/B) que registava 192 mil clientes, aumentou cerca de 0,8 pontos percentuais, representando agora 6,8% do total de assinantes.
“No segundo trimestre, considerando o total de famílias clássicas, o número de assinantes de TV por subscrição correspondia a cerca de 72,2 assinantes por cada 100 famílias”, refere o comunicado.
Em Junho, o Grupo Zon/TV Cabo continuou a deter a quota mais elevada de assinantes de TV por subscrição, de 55,8%, e a PTC manteve-se como o segundo maior operador de TV por subscrição com uma quota de 32,3% dos assinantes. O terceiro maior operador continua a ser a Cabovisão, com uma quota de 9%.
No segundo trimestre do ano, as receitas individualizáveis do serviço de televisão por subscrição atingiram cerca de 303 milhões de euros, uma quebra de 9,1 % face ao período homólogo. Deste total, cerca de 58,3% corresponderam a receitas de TV por cabo, 30% a DTH e os restantes 11,7% a outras tecnologias.
“Quanto às receitas não individualizáveis de pacotes de serviços que integram o serviço de TV por subscrição, estas atingiram 158,3 milhões de euros, mais cerca de 64,4% do que em 2009 e provêm essencialmente de pacotes triple play, que são também os que têm crescido mais em termos de número de assinantes, relativamente ao período homólogo”, concluiu o comunicado da Anacom.