Notícia
O que Amorim quer para a Galp
Américo Amorim vai ficar com um terço de capital da Galp, em paridade com a ENI. A entrada do empresário foi súbita e recente. Mas Amorim já falou sobre o negócio e as suas intenções. Fê-lo numa longa entrevista ao Jornal de Negócios, publicada há duas se
Américo Amorim vai ficar com um terço de capital da Galp, em paridade com a ENI. A entrada do empresário foi súbita e recente. Mas Amorim já falou sobre o negócio e as suas intenções. Fê-lo numa longa entrevista ao Jornal de Negócios, publicada há duas semanas.
Recorde-se o que disse Amorim.
A posição da Iberdrola
«A Iberdrola não é um problema. Conheço bem a intenção da Iberdrola. A compra da sua participação será reajustada dentro deste enquadramento. Poderei comprar a totalidade. Mas também poderei comprar uma parte, sendo a outra parte comprada pela CGD. Um destes dois cenários é perfeitamente consensual e aceite por todos.»
A posição da Caixa Geral de Depósitos
«A Caixa pode ter uma expressão de 1%, 2% ou 3%. Sendo um banco público e considerando-e a importância estratégica da Galp, há a possibilidade do Estado ter intervenção na defesa dos interesses nacionais.»
A posição do Estado
«Percebo a importância estratégica deste sector e não fico preocupado que o Estado possa ser ouvido numa ou noutra circunstância.»
A posição da ENI
«O que pretendo é colaborar com a ENI no sentido de construirmos um núcleo duro da empresa, um projecto, e definirmos as linhas estratégicas. Quero acreditar que vamos chegar a bom porto.»
A parceria com a Sonangol
«A ENI, pelo seu peso e dimensão, pode ser complementada com a Sonangol, que é outro actor não subestimável. E, com os dois, podemos potenciar muitas forças de expansão. [O Concurso nas próximas concessões em Angola] «já está equacionado nesta parceria, que vai ter já resultados positivos. Esperamos ganhar algumas destas concessões. Certamente que os nossos parceiros de Angola conhecem melhor o potencial destas áreas e já estabelecemos dentro do possível, dada a exiguidade do tempo, abordagens nesse sentido.»
Administração da Galp
«Há que respeitar a nomeação das pessoas que estão na Galp e que têm o seu mandato.»
Vai envolver-se na gestão da Galp?
«Directamente, não. Posso participar num organismo, como um comité de auditoria, que dê apoio activo à gestão. A gestão propriamente dita deve ficar com gestores profissionais.»
O plano de investimentos
«Está em discussão um plano estratégico de forte dimensão. Não temos nada contra o plano e vamos em princípio estar de acordo. Mas é normal que tenhamos um mês ou dois para o analisar.»