Notícia
Minipreço com vendas de 609 milhões em 2023, naquele que foi o último ano sob Grupo Dia
Grupo Dia, que opera em Espanha, Portugal, Brasil e Argentina, reduziu os prejuízos em 75% em 2023. Venda da cadeia de supermercados Minipreço em Portugal aos franceses da Auchan espera-se concluída no primeiro semestre.
Os supermercados Minipreço registaram vendas líquidas de 609 milhões de euros em 2023, o que representa um crescimento de 3,6% em termos comparáveis ("like-for-like"), anunciou, esta quinta-feira, o Grupo Dia.
Este foi o último exercício completo da insígnia em Portugal sob o chapéu do grupo espanhol que se prepara para sair do mercado português, ao fim de 30 ano, após ter acordado a venda aos franceses da Auchan de toda a operação no país, num negócio avaliado em 155 milhões de euros, que incluía 489 lojas Minipreço e Mais Perto (próprias ou em regime de "franchising") e três armazéns e a integração de 2.650 colaboradores.
A venda foi anunciada no verão passado, mas apenas comunicada à Autoridade da Concorrência (AdC), em janeiro, ou seja, cinco meses depois, da qual as partes aguardam ainda "luz verde", com o Grupo DIA a dar conta que espera o encerramento do processo durante o primeiro semestre. A expectativa é a mesma relativamente à operação comercial das perfumarias Clarel, vendidas após várias tentativas falhadas, ao grupo colombiano Trinity.
Em termos globais, o Grupo Dia reduziu os prejuízos em 75% para 30 milhões de euros em 2023 (uma melhoria de 94 milhões de euros), com a faturação nos quatro mercados onde opera (Espanha, Argentina, Brasil e Portugal) a alcançar 6.759 milhões de euros, ou seja, mais 3,3% em termos comparáveis, "impulsionada pelo bom ritmo de negócio" em casa. Se tido em conta sobretudo o impacto da taxa de câmbio da Argentina, as vendas líquidas caíram 7,2%, explica o grupo espanhol, em comunicado.
"A melhoria do resultado líquido foi conseguida devido ao bom desempenho da atividade em Espanha, que obteve um resultado líquido positivo de 122 milhões de euros no exercício. A Argentina, por seu lado, também obteve um resultado líquido positivo de 6 milhões de euros, devido a uma excelente gestão da operação num contexto macroeconómico complexo", refere.
O Grupo Dia encerrou 2023 com uma rede de 3.956 lojas em Espanha, Argentina e Brasil, além das 994 lojas Clarel em Espanha e 458 lojas Minipreço em Portugal.
"O bom desempenho da atividade em 2023 confirma a confiança dos nossos clientes e o sucesso do nosso compromisso com a proximidade. Este ano, cumprimos as prioridades estratégicas a nível do grupo, confirmando que estamos no caminho certo. Além disso, tomámos as decisões certas para simplificar o nosso portefólio, o que nos permitirá concentrar os nossos esforços nos mercados onde temos potencial para crescer sob a nossa única bandeira", diz o CEO, Martín Tolcachir.
Outro marco do ano foi - segundo o grupo - "o progresso na desalavancagem": "O sólido desempenho do negócio em Espanha e na Argentina, combinado com os fundos recebidos da venda de lojas em Espanha, permitiu-nos reduzir a dívida financeira líquida em 120 milhões no último ano financeiro. O nível de alavancagem resultante permite-nos encarar com confiança o processo de refinanciamento que se avizinha", refere o diretor financeiro, Guillaume Gras.
Este foi o último exercício completo da insígnia em Portugal sob o chapéu do grupo espanhol que se prepara para sair do mercado português, ao fim de 30 ano, após ter acordado a venda aos franceses da Auchan de toda a operação no país, num negócio avaliado em 155 milhões de euros, que incluía 489 lojas Minipreço e Mais Perto (próprias ou em regime de "franchising") e três armazéns e a integração de 2.650 colaboradores.
Em termos globais, o Grupo Dia reduziu os prejuízos em 75% para 30 milhões de euros em 2023 (uma melhoria de 94 milhões de euros), com a faturação nos quatro mercados onde opera (Espanha, Argentina, Brasil e Portugal) a alcançar 6.759 milhões de euros, ou seja, mais 3,3% em termos comparáveis, "impulsionada pelo bom ritmo de negócio" em casa. Se tido em conta sobretudo o impacto da taxa de câmbio da Argentina, as vendas líquidas caíram 7,2%, explica o grupo espanhol, em comunicado.
"A melhoria do resultado líquido foi conseguida devido ao bom desempenho da atividade em Espanha, que obteve um resultado líquido positivo de 122 milhões de euros no exercício. A Argentina, por seu lado, também obteve um resultado líquido positivo de 6 milhões de euros, devido a uma excelente gestão da operação num contexto macroeconómico complexo", refere.
O Grupo Dia encerrou 2023 com uma rede de 3.956 lojas em Espanha, Argentina e Brasil, além das 994 lojas Clarel em Espanha e 458 lojas Minipreço em Portugal.
"O bom desempenho da atividade em 2023 confirma a confiança dos nossos clientes e o sucesso do nosso compromisso com a proximidade. Este ano, cumprimos as prioridades estratégicas a nível do grupo, confirmando que estamos no caminho certo. Além disso, tomámos as decisões certas para simplificar o nosso portefólio, o que nos permitirá concentrar os nossos esforços nos mercados onde temos potencial para crescer sob a nossa única bandeira", diz o CEO, Martín Tolcachir.
Outro marco do ano foi - segundo o grupo - "o progresso na desalavancagem": "O sólido desempenho do negócio em Espanha e na Argentina, combinado com os fundos recebidos da venda de lojas em Espanha, permitiu-nos reduzir a dívida financeira líquida em 120 milhões no último ano financeiro. O nível de alavancagem resultante permite-nos encarar com confiança o processo de refinanciamento que se avizinha", refere o diretor financeiro, Guillaume Gras.