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Auchan fecha compra do Minipreço e promete investir 100 milhões em três anos

Com a aquisição, os franceses da Auchan alargam o portefólio de 100 para 583 supermercados em Portugal e passam a contar com 30 gasolineiras, quatro armazéns e uma loja digital.

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Diana do Mar dianamar@negocios.pt 30 de Abril de 2024 às 19:49

A Auchan anunciou ter concluído a aquisição de 100% da operação do Grupo Dia em Portugal, após receber "luz verde" da Autoridade da Concorrência (AdC), prometendo investir 100 milhões de euros nos próximos três anos na rede de supermercados Minipreço.

A compra, anunciada em agosto do ano passado e descrita como o negócio do ano no setor, marca a saída, ao fim de 30 anos, do grupo espanhol do mercado nacional.

Com a operação - que obteve parecer de "não oposição" por parte da AdC - os franceses da Auchan aumentam o número de lojas de 100 para 583 e passam a integrar no seu portefólio 30 gasolineiras, quatro armazéns e uma loja digital.

Em comunicado, enviado esta terça-feira às redações, a Auchan adianta que além da compra, no valor de 155 milhões de euros, a empresa prevê ainda investir 100 milhões de euros nos próximos três anos no desenvolvimento e modernização das lojas Minipreço.

Este negócio vai resultar numa equipa única de mais de 11.000 colaboradores e "permite reforçar a posição da Auchan no formato de proximidade – uma das grandes insígnias Minipreço em todo o país - e apostar no 'franchising'", refere a Auchan Portugal na mesma nota.

Segundo explica, numa primeira fase as duas empresas continuarão a funcionar normalmente e em paralelo e a manter os mesmo pontos de contacto, prevendo-se que a integração de novos sistemas e políticas e as alterações de marca sejam graduais e construídas em conjunto.

"Esta aquisição é uma forte aposta da Auchan que junta a sua experiência de hipermercados com o segmento de proximidade e franchising. Com este negócio pretendemos construir em conjunto uma empresa de futuro que nos permita ser a marca preferida dos nossos clientes, colaboradores, parceiros, cidadãos e acionistas", comenta o diretor-geral da Auchan Retail Portugal, Pedro Cid, citado na mesma nota.

A compra do Minipreço deverá permitir à Auchan escalar no "ranking" das retalhistas, com a conquista de maior quota de mercado.

Dados da Kantar relativos às quotas de mercado nos produtos de grande consumo (FMCG, na sigla inglesa) respeitantes ao terceiro trimestre do ano passado, facultados então ao Negócios, indicam que a Auchan (4,5%) estava em sexto lugar, seguida do Minipreço (2,7%), atrás, respetivamente, da Mercadona, do Intermarché e do Lidl, da Jerónimo Martins e da Sonae.

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