Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo quer fechar esta semana cortes em seis PPP

Pires de Lima garantiu que o processo de negociação de 14 contratos de concessão rodoviária , que permitirá uma poupança de 7,2 mil milhões de euros, será "concluído com êxito" pelo Governo.

A carregar o vídeo ...
08 de Abril de 2015 às 11:27
  • 10
  • ...

O ministro da Economia, Pires de Lima, disse esta quarta-feira, 8 de Abril, na comissão parlamentar de economia e obras públicas que "esta semana, se o conselho de ministros o entender, estamos em condições de validar as propostas finais" de alteração dos contratos de seis parcerias público-privadas, as cinco concessões da Ascendi e a do interior norte (que pertence à Norscut), que "tem já acordo do Banco Europeu de Investimento".

 

As cinco concessões da Ascendi são a da Grande Lisboa, a concessão do Norte e antigas Scut do Grande Porto, a Costa da Prata e das Beiras Litoral e Alta.

 

No total esta renegociação implica uma poupança de cerca de 2 mil milhões até ao final do prazo dos contratos.

 

Pires de Lima garantiu ainda que "ao nível das PPP o processo de renegociação que abraçamos no princípio da legislatura vai ser concluído com êxito, com uma poupança a 7.200 milhões de euros nas 14 concessões".

 

O ministro da Economia recordou que esta negociação permite reduzir em 310 milhões a conta que o Estado teria de suportar este ano, "num processo que não afecta a credibilidade de Portugal junto de investidores".

 

Pires de Lima sublinhou que as negociações permitiram reduzir as taxas internas de rentabilidade (tir) accionista, algumas na casa dos 15%  que foram reduzidos para tir da ordem dos 7%. 

Ver comentários
Saber mais Pires de Lima política Banco Europeu de Investimento PPP parcerias público-privadas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio