Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo assina na próxima semana reestruturação de seis PPP rodoviárias

A intenção do Executivo é garantir uma poupança de 2.070 milhões de euros durante o tempo de vida dos contratos. A maior poupança virá de cinco auto-estradas geridas pela Ascendi: 1.724 milhões.

Bruno Simão/Negócios
02 de Julho de 2015 às 14:28
  • 2
  • ...

O Governo prevê assinar na próxima semana a alteração dos contratos de parcerias público-privadas (PPP) relativos a seis concessões de auto-estradas. A intenção foi revelada por Sérgio Monteiro, secretário de Estado dos Transportes, após a reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, 2 de Julho.

 

Com a alteração dos contratos relativos à Beira Litoral/Beira Alta, Costa de Prata, Grande Lisboa, Grande Porto, Interior Norte e Concessão Norte, o Executivo prevê arrecadar uma poupança de 2.070 milhões. A mesma é calculada tendo em conta um prazo médio de 18 anos de tempo de vida dos contratos.

 

"Travámos imediatamente uma sangria que ameaçava as contas públicas", considerou Sérgio Monteiro. O Governante recordou ainda que, mesmo antes da negociação, já foram atingidas poupanças superiores a 500 milhões de euros desde 2013 com estas concessões.

 

Com a assinatura dos contratos na próxima semana, a poupança oriunda de cinco auto-estradas geridas pela Ascendi é de 1.742 milhões. Já a poupança com à Interior Norte – concessionada pelo consórcio formado pela Sonae Capital e pelos franceses da Eiffage – é de 328 milhões de euros. "Tem sido moda falar em contratos-promessa e reversão de negócios", iniciou Sérgio Monteiro para garantir depois que estes são "contratos definitivos".

 

O Governo pretende ainda fechar, em breve, os contratos de concessão relativos ao Norte Litoral e Algarve e autorizar a Infraestruturas de Portugal a fechar contratos de subconcessão. A expectativa é que a poupança total com este programa de renegociações de PPP rodoviárias se fixe nos 7.200 milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais Governo Sérgio Monteiro secretário de Estado dos Transportes Conselho de Ministros economia negócios e finanças economia (geral) construção e obras públicas transportes estradas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio