Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Gasolineiras nos «hiper» podem gerar poupança de 86 milhões para os consumidores

No final de Dezembro de 2004, os preços praticados nos postos junto aos hipermercados eram inferiores aos mais elevados praticados no mercado em 3,7 cêntimos/litro, na gasolina sem chumbo 95, e em 6,4 cêntimos/litro, no gasóleo. No conjunto do ano de 2004

24 de Fevereiro de 2005 às 09:01
  • ...

No final de Dezembro de 2004, os preços praticados nos postos junto aos hipermercados eram inferiores aos mais elevados praticados no mercado em 3,7 cêntimos/litro, na gasolina sem chumbo 95, e em 6,4 cêntimos/litro, no gasóleo. No conjunto do ano de 2004, a diferença de preços foi de 5,8 cêntimos/litro, para a gasolina, e de 6,2, para o gasóleo.

A decisão do Governo de autorizar a instalação de postos de combustíveis junto aos hipermercados, flexibilizando as regras que têm vindo a ser praticadas desde final de 2002, pode vir a significar grandes poupanças aos consumidores, segundo uma notícia do «Público».

Para tal, basta que a quota de mercado que actualmente têm os hipermercados - e que, segundo a Autoridade da Concorrência (AdC), se situa entre os dois e os três por cento - passe para os 15 por cento, o que pode significar poupanças anuais na ordem dos 86 milhões de euro, por ano.

Os cálculos são da AdC e integram a recomendação que o Ministério da Economia acabou por aceitar, como anunciou ontem. Esses valores podem ascender a 200 milhões de euros, se for tida em conta a diferença entre o preço mais alto praticado nos postos «não-hiper» e o preço mais baixo praticado nos postos «hiper».

Neste momento, existe cerca de meia centena de postos de abastecimento de combustíveis junto de superfícies comerciais, como ontem contabilizou ao «Público» o director-geral da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED), António Rosseau, mas é difícil conseguir antecipar quantos novos pontos de venda podem surgir com esta alteração à portaria que, desde 2002, acabou por impedir a instalação destes postos junto às grandes superfícies ao introduzir a obrigatoriedade de manter um afastamento de 25 metros dos parques de estacionamento, por razões de segurança.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio