Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Financiamento do BCE à banca espanhola aumenta 10% para 52,1 mil milhões de euros

Dependência dos bancos espanhóis em relação à autoridade monetária passa de 47,5 mil milhões para 52,1 mil milhões de euros num mês.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 12 de Agosto de 2011 às 09:36
O recurso ao financiamento do Banco Central Europeu (BCE) por parte dos bancos espanhóis alcançou os 51,2 mil milhões de euros em Julho, o terceiro maior valor de 2011.

A exposição à autoridade monetária aumenta, assim, 10% em relação aos 47,5 mil milhões de euros emprestados em Junho, anunciou hoje o Banco de Espanha, liderado por Miguel Ángel Órdoñez (na foto).

Apesar da subida, a dependência da banca espanhola não supera os valores de Janeiro (53,12 mil milhões de euros) nem de Maio (53,04 mil milhões). No entanto, fica também bastante distante do mínimo do ano de 40,99 mil milhões de Março.

O financiamento às entidades espanholas representa 15% da totalidade dos empréstimos do BCE a toda a Zona Euro. Em Julho, o montante total financiado pela autoridade monetária chegou aos 354,1 mil milhões de euros, o que representa, ao contrário do caso espanhol, uma diminuição de 0,8% em relação a Junho, revela o "Cinco Días".

A banca espanhola volta a ter uma maior dependência face à entidade liderada por Jean-Claude Trichet do que o sector financeiro luso. De acordo com o Banco de Portugal, os bancos portugueses obtiveram empréstimos do BCE no valor de 44,2 mil milhões de euros em Julho.
Ver comentários
Saber mais Banco de Espanha Miguel Ángel Órdoñez financiamento BCE bancos espanhóis
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio