Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banda larga com dois milhões de utilizadores activos

No final do terceiro trimestre existiam 2,75 milhões de acessos à internet em banda larga, segundo dados revelados hoje pela Anacom. Deste total, 1,57 milhões dizem respeito ao acesso à banda larga através de tecnologias fixas e 1,18 milhões através de te

03 de Dezembro de 2007 às 15:09
  • ...

No final do terceiro trimestre existiam 2,75 milhões de acessos à internet em banda larga, segundo dados revelados hoje pela Anacom. Deste total, 1,57 milhões dizem respeito ao acesso à banda larga através de tecnologias fixas e 1,18 milhões através de tecnologias móveis mas, do total dos acessos móveis, foram registados apenas 478 mil utilizadores activos no último trimestre.

Em termos de utilizadores activos, na banda larga móvel registou-se um crescimento de 33% no último trimestre, face ao período entre Abril e Junho, e mais 52% face ao primeiro trimestre deste ano. Em termos de acessos à banda larga móvel no mercado, o crescimento foi de 199 mil aparelhos do segundo para o terceiro trimestre, ou seja, mais 20%.

Já no que toca às tecnologias de acesso à banda larga fixa, registou-se um crescimento de 3,3% entre o segundo e o terceiro trimestre do ano, crescimento que, na comparação entre Setembro de 2006 e Setembro deste ano, foi de 16%. Na banda larga houve um crescimento de 50 mil utilizadores entre Julho e Setembro, sendo que o acesso em "dial-up" continua em quebra acentuada, existindo agora apenas 109 mil clientes neste tipo de acesso. O ADSL representa 62% dos acessos totais, enquanto que o cabo é responsável por 37%.

Segundo os dados disponibilizados pela Anacom, no trimestre em análise, cerca de 49% dos novos clientes da banda larga fixa aderiram aos serviços dos prestadores alternativos, "valor que se tem mantido relativamente estável ao longo dos últimos quatro trimestres", refere a nota do regulador das comunicações.

Quotas da PT e TV Cabo baixam

Em termos de quotas de mercado, a PT Comunicações chegou ao final de Setembro com 43,9% do mercado da banda larga fixa, menos dois pontos que em Setembro de 2006, enquanto que a TV Cabo reclamava 22,9% do mercado, menos 1,2 pontos de quota do que no final do terceiro trimestre do ano passado.

No "campo" dos alternativos, destaque para os 14,7% de quota da Novis – depois da compra da Tele2 e do negócio residencial e de pequenas empresas da Oni –, mais 5,9 pontos do que há um ano. Em oposição, a Oni quase desapareceu do panorama da banda larga – no ano passou de 5,9% de quota para 0,6% – e a Cabovisão manteve-se pouco acima dos 10% de quota.

A taxa de penetração da banda larga em Portugal situava-se no final do terceiro trimestre em 14,8 por 100 habitantes, ao nível de acessos fixos, e em 11,2 por 100 habitantes para os acessos móveis.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio