Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Arsenal junta-se aos clubes ingleses que já não estão nas mãos… dos ingleses

Americano com posição no clube desde 2007, adquiriu uma participação de controlo e acordou comprar o resto do capital.

Arsenal junta-se aos clubes ingleses que já não estão nas mãos… dos ingleses
11 de Abril de 2011 às 12:20
  • ...
Manchester United, Liverpool, Chelsea, Manchester City e, agora, também o Arsenal. O poder nos principais clubes ingleses já não pertence aos ingleses. Aliás, 10 das 20 equipas que jogam na Premier League já não estão na posse de ingleses.

Hoje, a notícia é a de que o empresário norte-americano Stan Kroenke (na foto), que tinha uma participação no Arsenal, assumiu uma posição de controlo no clube e acordou os termos para a compra do restante capital.

Em 2007, o "The Guardian" referia o "espectro" de uma potencial aquisição do Arsenal. Foi nesse ano que o empresário comprou uma participação de 9,9%. O conselho de administração tinha medo que o único dos grandes clubes da Premier League na posse de ingleses passasse para capital estrangeiro.

Posteriormente, Stan Kroenke foi gradualmente aumentando a sua posição e, quatro anos depois, 62,89% do clube está na sua posse, depois de este ter adquirido as participações de Danny Fiszman (16,1%) e de Lady Nina Bracewell-Smith (15.9%).

Foi após esta aquisição que a Kroenke Sports Enterprises, detida por Kroenke, acordou a compra do restante do capital que ainda não está nas suas mãos. O preço da operação é de 11,75 libras por acção. Na sua sequência, o clube fica avaliado em 731 milhões de libras (826 milhões de euros).

Kroenke comunicou estar entusiasmado com a oportunidade de elevar o seu envolvimento e compromisso com os Gunners: "O Arsenal é um clube fantástico com uma história e tradição especiais e tem um fantástico treinador em Arsène Wenger. Queremos construir sobre esta rica herança e queremos levar o clube a um renovado sucesso".

O medo que o conselho de administração tinha em 2007 parece já não existir em 2011. "Kroenke, embora relativamente novo no Arsenal, mostrou-se um homem que valoriza e respeita a história e as tradições deste clube muito especial", considerou o "chairman" dos Gunners, Hill-Wood, citado pela BBC News.

Além do Arsenal, a empresa de Stan Kroenke controla também a equipa de basquetebol Denverg Nuggets, a equipa de hóquei no gelo Colorado Avalanche e o clube de futebol americano St. Louis Rams. De acordo com a lista da Forbes, a riqueza do novo dono dos Gunners está avaliada em perto de 2,9 mil milhões de dólares (2 mil milhões de euros).
Ver comentários
Saber mais Arsenal Stan Kroenke Manchester United Premier League Liverpool Chelsea Manchester City Arsène Wenger
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio