Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Afinsa vende selos que tinha avaliado em 1,3 milhões por 13.810 euros

O processo de insolvência da empresa de venda de selos espanhola arrasta-se desde 2006. Em Portugal estiveram envolvidos cerca de 2.700 investidores.

Negócios 09 de Maio de 2014 às 13:27
  • 2
  • ...

No décimo oitavo relatório trimestral sobre o processo de liquidação da Afinsa, empresa espanhola de venda de activos não financeiros que sofreu uma intervenção do Governo espanhol em 2006, o gestor de insolvência da empresa explicou ao juiz os baixos resultados das vendas do principal activo da companhia, o selo.

 

O administrador de insolvência assegurou que perante o fraco interesse mostrado pelos investidores em filatelia, colecção de selos, foi acordado em Março de 2013 a redução dos preços nos leilões dos selos. Ainda assim, os resultados obtidos nos diversos leilões mostram a inflação que tinha sido praticada na avaliação dos selos na altura da venda.

 

No passado mês de Março, a administração procedeu à venda de 19 lotes de selos através de um leilão organizado pela leiloeira Heinrich Köhler-Auktion. Os selos que a Afinsa tinha avaliado em 1,3 milhões de euros foram vendidos por 13.800 euros.

 

O processo de liquidação da filatelia da Afinsa é tão “bizarro”, intitula o “Cinco Días”, que a administração de insolvência ainda não sabe o volume de selos que tem de leiloar. O gestor indica neste último relatório enviado ao tribunal que existe uma “considerável incerteza” na questão da apropriação dos selos, o que obrigou o gestor a averiguar junto de mais de 100 mil clientes da Afinsa, se estes estariam ou não dispostos a leiloar os selos.    

 

Gestor já conseguiu 45,6 milhões para abater no passivo de 2.443,7 milhões de euros

 

Com um passivo de 2.443,7 milhões de euros, o administrador da insolvência resumem no relatório os resultados obtidos no trabalho de liquidação que se iniciou em 2009. No processo, a liquidação da activos permitiu alcançar até agora o valor de 45,6 milhões de euros.

 

Com a venda das acções em participadas o gestor conseguiu recuperar 39,6 milhões de euros. Com o leilão dos selos arrecadaram-se 1,9 milhões euros, com a venda de obras de arte 1,8 milhões, com obras gráficas 12.610 euros, com a venda de diamantes 133.220 euros e com o leilão de moedas, 2,1 milhões de euros.

 

No próximo dia 20 de Maio, a administração de insolvência da Afinsa procederá ao leilão dos imóveis da empresa, mas adianta que provavelmente não haverá licitantes para todos os imóveis.

 

Em Portugal, contaram-se cerca de 2.700 investidores atingidos pela burla dos selos da Afinsa. Ao todo foram apanhados na burla mais de 190 mil clientes, quase todos espanhóis. O escândalo rebentou em Maio de 2006.

Ver comentários
Saber mais Afinsa insolvência selos leilões
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio