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Ford compromete-se a não tirar garantia a clientes se fizerem reparações em oficinas independentes
A Ford comprometeu-se a não retirar o benefício de garantias aos clientes quando haja operações de manutenção ou reparação não objecto de garantia em oficinas que não sejam da marca.
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A Autoridade da Concorrência (AdC) informou esta segunda-feira, 27 de Julho, que a Ford apresentou um conjunto de compromissos no âmbito do processo de contra-ordenação aberto contra a empresa a 29 de Janeiro de 2015 pela Autoridade da Concorrência.
Em causa neste processo estavam "indícios de infracção às regras de concorrência" por parte da Ford Lusitana, nomeadamente por ter sido identificada a "existência de um contrato de extensão de garantia que impedia os consumidores de efectuarem reparações em oficinas independentes, sob pena de perderem o direito à garantia do fabricante".
Assim sendo, a Ford compromete-se que irá "constar de todos os contratos, manuais e outros documentos entregues aos proprietários de veículos Ford que o benefício das garantias não está condicionado à realização das operações de manutenção ou reparação não objecto de garantia, na Rede Oficial Ford".
A empresa comprometeu-se também a "comunicar essa alteração contratual a todos os concessionários e reparadores autorizados e a remeter um novo clausulado do Contrato de Extensão de Garantia a todos os clientes, concessionários e reparadores autorizados Ford".
"Os compromissos agora apresentados pela Ford são, a partir de hoje, sujeitos a consulta pública", informa o organismo regulador, sendo que o mesmo pode aceitar as medidas propostas pelos visados "que sejam aptos a eliminar os efeitos nocivos sobre a concorrência provocados pelas práticas em causa".