Notícia
Vendas da Jerónimo Martins crescem 8,3% em 2015
A companhia de distribuição dona da Biedronka, Pingo Doce e Recheio realizou vendas de 13,72 mil milhões de euros no exercício de 2015, anunciou esta terça-feira.
Do total, a cadeia polaca Biedronka perfez 9,2 mil milhões de euros, mais 9,2% do que um ano antes, e a cadeia Pingo Doce (detida em 51% pela JM e em 49% pelos holandeses da Ahold) vendeu 3,4 mil milhões de euros, mais 5,4%.
No comunicado enviado ao mercado, a JM, liderada por Pedro Soares dos Santos (na foto), acrescenta ainda que a cadeia de comércio por grosso Recheio, que opera somente em território português, cresceu 4,1%, para vendas de 832 milhões de euros.
Na nota, a administração da SGPS defende que "o desempenho das vendas da Biedronka, Pingo Doce e Recheio foi consistentemente sólido ao longo do ano". As vendas "like for like" (LFL), ou para o mesmo perímetro de lojas, sem contar com aberturas nem encerramentos no período em análise, subiram 3,2% para a Biedronka, 4,6% para o Pingo Doce (sem combustíveis) e 3,5% para a cadeia Recheio.
Na Polónia, o grupo terminou 2015 com 2.667 lojas Biedronka (mais 80 unidades), e 134 para-farmácias Hebe - que registaram vendas de 100 milhões de euros em 2015.
Em Portugal, a JM terminou o ano passado com 399 unidades Pingo Doce (super e hipermercados) e 41 "cash&carry" Recheio.
Os dados de vendas divulgados esta terça-feira são preliminares, estando agendada para o próximo dia 2 de Março a divulgação final dos resultados consolidados pelo grupo no ano de 2015.
As acções da JM SGPS encerraram esta terça-feira a ganhar 3,93%, para 12,56 euros.