Notícia
Sonae avança com fusão da Sport Zone para criar número dois ibérico
A unidade de desporto da Sonae vai realizar uma fusão com os activos da JD Sports na Península Ibérica, que vai dar origem à segunda maior companhia do sector neste mercado.
A Sonae SGPS anunciou esta quinta-feira, 9 de Março, que assinou um memorando de entendimento com a JD Sports Fashion Plc para combinar os negócios da empresa britânica na Península Ibérica (JD Group e JD Sprinter) com a Sport Zone.
Este acordo "estabelece os parâmetros principais para a criação de um Grupo Ibérico de desporto que terá como accionistas a JD Group, a Sonae e a família accionista da JD Sprinter, com posições de aproximadamente 50%, 30% e 20%", refere um comunicado emitido pela empresa liderada por Paulo Azevedo.
A JD Sports é líder do retalho de artigos desportivos no Reino Unido, com mais de 900 lojas, estando também presente noutros países europeus, como França, Holanda, Alemanha, Itália e Suécia. Está cotada na Bolsa de Londres e facturou mais de 1,8 mil milhões de libras no ano passado.
A empresa que resultará desta união será a segunda maior no mercado de artigos desportivos na Península Ibérica, com um total de 287 lojas e um volume de negócios estimado para 2016 de 450 milhões de euros.
Esta companhia terá 96 lojas em Portugal (onde a JD Sports tem 12 unidades) e 191 em Espanha, onde a Sport Zone já marca presença há vários anos e no final do ano passado chegou às 40 lojas.
A Sonae está também presente no mercado espanhol com uma série de outras marcas de retalho não alimentar, como a Zippy, que não entram nesta operação de fusão, pois esta diz apenas respeito aos artigos desportivos.
Escala e rentabilidade
No comunicado a Sonae destaca que esta operação permitirá dar "escala e recursos para continuar o actual percurso de crescimento da JD Group, da Sport Zone e da JD Sprinter", bem como "gerar, progressivamente, economias de escala que permitam alcançar níveis atractivos de rentabilidade".
A Sport Zone está inserida na divisão Sports and Fashion, que inclui também a Mo, Zippy, Losan e a Salsa. Nos primeiros nove meses de 2016 esta divisão aumentou o volume de negócios em 28,3% para 374 milhões de euros.
A Sonae destacou na altura que a Sport Zone deu um contributo positivo para esta evolução, bem como para a melhoria do EBITDA, que ainda assim foi negativo em 1 milhão de euros. A actividade da Sport Zone em Espanha registou um contributo positivo para o EBITDA, de acordo com a mesma fonte.
No comunicado emitido esta quinta-feira, a Sonae acrescenta que esta fusão vai "potenciar a expansão internacional" e "diversificar modelos de negócio e estilos de investimento".
A JD Sports, num outro comunicado, reforça que esta parceria vai permitir à empresa "ganhar escala" e "manter o ritmo de crescimento".
(notícia actualizada com comunicado da JD Sports e cotações das acções)