Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sonae abre Sport Zone, Zippy e MO em Angola

A Sonae garante que Angola está fora do seu radar de expansão, mas só nos últimos dias abriu três lojas de moda no país, em parceria com o grupo Zahara, que é detido por figuras gradas do regime angolano.

Paulo Azevedo e Ângelo Paupério, co-líderes da Sonae, estão na moda em Angola. Ricardo Castelo
19 de Março de 2017 às 22:00
  • 6
  • ...
A Sonae SR, "sub-holding" do grupo dedicada ao retalho especializado, abriu as primeiras três lojas do seu cardápio de marcas em Angola, todas elas no Xyami Lubango, centro comercial localizado nesta cidade da província da Huíla. As primeiras duas, das insígnias MO e Zippy, foram inauguradas no dia 24 de Fevereiro, e a da Sport Zone na passada sexta-feira, 17 de Março.

A chegada destas marcas portuguesas a Angola ocorre em regime de "franchising", no quadro de uma parceria com o grupo Zahara, um dos principais conglomerados económicos do país e que é detido por figuras influentes do regime angolano – um dos accionistas é o general Leopoldino do Nascimento ("Dino"), que pertenceu à Casa Militar do Presidente José Eduardo dos Santos.

Aquando da abertura da MO e da Zippy no Xyami Lubango, a Top Brands Angola – Retalho, participada do grupo Zahara, divulgou um comunicado em que revela que estão previstas novas inaugurações destas marcas na capital do país e noutras províncias. O Negócios sabe que a Sport Zone, por exemplo, também vai abrir uma loja em Kilamba.

"Estamos muito satisfeitos por poder captar novas marcas para o nosso país. Estas lojas são referências incontornáveis em Portugal e esperamos que tenham o mesmo sucesso em Angola", afirma Paulo Sousa, director executivo da Top Brands, no mesmo comunicado.

Ainda segundo esta sociedade angolana, as três lojas representaram um investimento da ordem dos 500 milhões de kwanzas (2,8 milhões de euros). O grupo Zahara detém negócios diversificados – hiper e supermercados Kero (principal concorrente da Candando, de Isabel dos Santos, que rompeu a parceria com a Sonae mas contratou quadros seus), "shoppings" com a marca Xyami e salas de cinema da insígnia Cinemax, entre outros.

A investida da Sonae SR em Angola acontece numa altura em que foi anunciada a fusão da Sport Zone com os activos na Península Ibérica da inglesa JD Sports, e quando, ainda na semana passada, os dois co-CEO da Sonae afastaram este país do radar de expansão do grupo. A Sonae não quis falar ao Negócios sobre a operação angolana.
Ver comentários
Saber mais Sonae retalho especializado moda Sport Zone Zippy MO Zahara Top Brands Angola general Dino Candando Kero Xyami
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio