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Retalho da Sonae supera cinco mil milhões de vendas pela primeira vez
As vendas do retalho alimentar e especializado do grupo Sonae cresceram 7,2% em 2016. Sonae MC, dona do Continente, atingiu recorde de mil milhões no quarto trimestre.
O volume de negócios do retalho da Sonae SGPS aumentou 7,2% no ano passado, face a 2015, para um total de 5.198 milhões de euros – ultrapassando pela primeira vez a fasquia dos cinco mil milhões de euros num ano. Os dados das vendas preliminares foram apresentados ao mercado esta quarta-feira, 18 de Janeiro, após o fecho do mercado.
No retalho alimentar, agregado na Sonae MC (com as insígnias Continente, Continente Bom dia, Meu Super e agora Go Natural) as vendas foram de 3.687 milhões de euros, mais 5,6% do que um ano antes.
A Worten foi responsável por 910 milhões de euros de vendas (ou cerca de 63% da Sonae SR), o que significa um crescimento de 2,21% em termos homólogos, face 2015. Mas na divisão Sports & Fashion, que reúne as actividades associadas ao vestuário e acessórios desportivos, a progressão foi de 31,3%, destaca a administração da Sonae, "beneficiando, em larga medida, dos resultados da Salsa [consolidada a partir do segundo semestre de 2016] e da Losan [consolidada a 12 meses].
Na restante actividade retalhista da companhia, nomeadamente na área de bricolage, onde está com a cadeia Maxmat (em parceria com a irlandesa CRH), a Sonae realizou um volume de negócios de 72 milhões de euros, mais 9,6% face a 2015.
Mil milhões no trimestre
Os dados divulgados esta quarta-feira apontam para crescimentos expressivos no quarto trimestre do ano – tradicionalmente o mais forte para o sector da distribuição, uma vez que inclui as épocas de Natal e final do ano.
Globalmente, a actividade retalhista do grupo Sonae melhorou o volume de negócios em 8,8%, em termos homólogos, face ao último trimestre de 2015, para 1.452 milhões de euros. O destaque vai, contudo, para o retalho alimentar, onde a dona dos hipermercados Continente atingiu, pela primeira vez num trimestre, mais de mil milhões de euros de volume de negócios. Mais precisamente 1.002 milhões de euros, segundo os dados divulgados pela empresa, uma melhoria de 6,6% face aos últimos três meses de 2015.
A restante actividade retalhista, nomeadamente a cadeia Maxmat, obteve 18 milhões de euros de volume de negócios no período em análise, mais 11,4% do que no últimos trimestre de 2015.