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Dona do Minipreço regista quebra de 7,6% nas vendas em Portugal

Grupo espanhol Dia admite que o primeiro trimestre deste ano foi “especialmente complicado” no território português, onde opera com as marcas Minipreço e Clarel.

Supermercados Dia aumentam vendas em Portugal
08 de Maio de 2014 às 13:16
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O grupo espanhol Dia - Distribuidora Internacional de Alimentación, dona da rede de supermercados Minipreço em Portugal, não começou bem o ano de 2014 em Portugal. Em comunicado divulgado esta quinta-feira, 8 de Maio, ao mercado – a companhia está cotada em Madrid – a administração faz a distinção clara entre os dois lados da fronteira na Península Ibérica.

 

“Em Portugal, o primeiro trimestre foi especialmente complicado”, adianta Ricardo Curras, presidente executivo do grupo Dia, citado no comunicado das contas trimestrais, divulgado esta quinta-feira.

 

Em Portugal, o primeiro trimestre foi especialmente complicado. Estamos a baixar os preços para aumentar o diferencial de preços com os nossos concorrentes.
 
Ricardo Curras, CEO do grupo Dia

 

Sobre o território nacional, o grupo adianta ainda a estratégia entretando adoptada: “estamos a baixar os preços para aumentar o diferencial de preços com os nossos concorrentes. Como consequência disto, temos começado a ver uma melhoria nas nossas vendas”.

 

Situação diferente ocorreu em Espanha: “na Ibéria, continuamos ganhando quota de mercado em Espanha e crescemos acima do mercado, melhorando a competitividade e aumentando a rentabilidade, em paralelo com um estrito controlo de custos”. E adianta que “embora o cenário concorrencial seja mais adverso na Ibéria, em Espanha há sinais de recuperação em termos de volumes”.

 

Portugal vale menos de 10% das vendas do grupo

Entre Janeiro e Março deste ano, o grupo Dia registou vendas líquidas (de lojas próprias e dos franchisados) de 171,4 milhões de euros em território português, o que representa uma queda de 7,6% face a igual período de 2013, ou menos 14,1 milhões de euros.  

 

Em termos líquidos, as vendas realizadas pelo grupo Dia – que opera também no País através da marca de drogarias Clarel – representavam em finais de Março 9,4% do consolidado pela cotada espanhola. Um ano antes, o peso do País no consolidado da Dia era de 9,9%, com 570 lojas, de acordo com os dados disponíveis no “site” da Dia Portugal.

 

Em termos brutos (ou seja, em termos de “facturação total obtida nas lojas incluindo todos os impostos indirectos e em todos os estabelecimentos da companhia”, como explica em comunicado desta quinta-feira) a marca Dia registou vendas de 206 milhões de euros, menos 7,2% do que no primeiro trimestre de 2013, ou 16,1 milhões de euros.

 

Se no final de Março de 2013 o grupo em Portugal obtinha 10,2% das suas vendas brutas, um ano depois o peso caiu para 9,6%. Por comparação, os mercados emergentes (Argentina, Brasil e China) valiam, na mesma data, um terço das vendas brutas da companhia de distribuição alimentar.

 

Sobre perspectivas futuras, “espera remodelar mais de 550 lojas Schlecker em Clarel em Espanha e Portugal antes do final do ano”, sem contudo adiantar quantas em cada um dos dois países. A rede de drogarias Schlecker foi adquirida pelo grupo Dia em finais de 2012, ficando nessa altura a companhia espanhola com 41 unidades em Portugal, até então pertencente à marca alemã.

 

 
Minipreço ou Dia?
O que hoje é a companhia Dia surge de uma autonomização do negócio de “discount” do maior retalhista europeu, o grupo francês Carrefour. A cisão ocorreu em 2011, com a subsequente oferta pública de venda de acções em Madrid, a 5 de Julho, com o valor de 3,5 euros por título.  

Em Portugal permaneceu o predomínio da marca Minipreço sobre Dia (ao contrário de Espanha), porque foi sob essa marca que em 1979 foi inaugurado o primeiro supermercado com conceito “discount” neste País. Só em 1998 foi adquirido pelo grupo espanhol Dia. A cadeia de supermercados Dia entrara em Portugal cinco anos antes, em 1993, com uma loja própria.

Hoje, apesar da rede de supermercados “discount” utilizarem a insígnia comercial Minipreço, a marca Dia dá o nome à subsidiária local (Dia Portugal), à marca própria da rede (presente em Portugal, Espanha, França, Brasil, Argentina e China), e está assinalada em todas as lojas.

 

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